sexta-feira, 23 Fevereiro 2018

Artigo

O desperdício de alimentos continua alto

É difícil conviver tranquilo com o desperdício corrente de alimentos, que não é pouco. Dados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), por exemplo, mostram que o setor deixou pelo caminho cerca de R$ 7 bilhões em 2016, por conta de alimentos jogados fora devido à aparência, danos ou validade. A maior parte foi de frutas, legumes e verduras (FLV). Mas …

Impunidade coloca saúde em risco no Brasil Sandra Franco*

A impunidade estimula a existência de delitos, vícios e corrupção. Não obstante, ainda que seja uma verdade inconteste, no Brasil falta a punição exemplar. Por consequência, várias setores no país, entre eles o da saúde, correm sério perigo. A má gestão de recursos, fraudes constantemente anunciadas pela mídia e a atuação de criminosos de branco deixam a vida do brasileiro …

Desafios para as novas famílias brasileiras Bruno Tasso*

As barreiras e desafios jurídicos e sociais para as novas famílias no Brasil são uma triste realidade. A reflexão acerca desse tema não se restringe a trazer dados e problemáticas atuais enfrentados pelas novas formações familiares, mas nos leva a buscar o motivo que sustenta a resistência infundada ao respeito e aceitação de todos, independentemente de estarem sozinhos ou formando …

O papel da compaixão no tratamento do câncer

No final do ano, o sentimento de compaixão está à flor da pele. Temos empatia pelo sofrimento do outro e desejamos sua superação. Contudo, quando precisamos estar atentos aos nossos medos, incertezas e inseguranças, muitas vezes não sabemos como acolher nossos sentimentos. Essa lacuna no âmbito das emoções pode ser um obstáculo para qualquer pessoa, mas, sobretudo, quando é necessário …

ENTREVISTA: Aposentadoria não deve ser considerada como prêmio, defende financista

A reforma da Previdência, que começou a ser discutida neste ano pelo Congresso Nacional, deve voltar às pautas de debate já no próximo ano. O assunto é complexo e gerou dúvidas na população. O especialista em finanças Marcos Melo comenta sobre o relatório divulgado recentemente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que mostra que o Brasil pode …

Reforma da Previdência é adiada e Governo sofre duro golpe João Badari*

O Governo Federal sofreu um dura derrota e não conseguiu nem colocar em votação a reforma da Previdência em 2017. Concessões, cofres abertos e uma publicidade enganosa foram algumas das principais ferramentas utilizadas por Michel Temer e sua equipe econômica para tentar aprovar o texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287, a PEC da Previdência. Não conseguiram emplacar para …

2018: primeiras perspectivas para o agro

Em quase todas as mídias pode-se ler a premissa: “O Brasil tem a vocação para a Agropecuária”, “O Brasil vai alimentar o mundo”, ou variações de frases com este sentido. Apesar de parecer um bocado ufanista, de fato, muito há de verdade nestas afirmações. Recentemente estive fora do Brasil, visitando um país, que é grande produtor de trigo. Fiquei comparando …

A ofensiva e bilionária reforma da Previdência Murilo Aith*

Desinformação e Desqualificação. Essas foram afirmações da juíza substituta Rosimayre Gonçalves de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília para determinar a suspensão da propaganda do governo sobre a reforma da Previdência, que apresenta uma medida como importante para combate de supostos privilégios. A decisão foi liminar e inclusive já foi derrubada, mas serviu para demonstrar a real intenção do …

Retomada com inovações sustentáveis * Por Alexandre Maneira

Retomada é a palavra mais falada atualmente na indústria brasileira. Após período de encolhimento do mercado e incertezas, eis que surge o momento da reflexão. Se na entressafra de uma cultura, o agricultor prepara a terra com toda a maestria de anos de labuta e seleciona as melhores sementes e técnicas para mais um novo ciclo que se inicia, a …

Atraso no 13º salário rende multas às empresas

Os empregadores de todo país tem até o dia 30 de novembro para pagar a primeira parcela do 13º salário aos trabalhadores e a segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro. Com muitas empresas ainda passando por crise financeira, possivelmente ocorrerão muitos casos de dificuldades em pagar esse valor. Mas, em caso de atrasos, o que acontece …

123...31Page 1 of 31

Mais Lidas

Charge do Dia

Saúde

Educação

Secretaria de Estado de Educação / PB -PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA III