Paraíba

Inadimplência do consumidor campinense aumenta 8% no primeiro mês do ano

A pesquisa mensal que mede a inadimplência no comércio de Campina Grande, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em Parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontou que os campinenses iniciaram o ano devendo mais que no ano passado. De acordo com o órgão de proteção ao crédito, durante todo o mês de janeiro, 1.147 consumidores adquiriram alguma dívida, número 8% maior que em 2016 quando 1.065 campinenses entraram na lista de devedores.

A explicação para a alta da inadimplência, segundo o presidente da CDL, Artur Bolinha, é o reflexo das crescentes dificuldades que o consumidor está encontrando para honrar seus compromissos financeiros. “Aumento de impostos e taxas (como IPTU e IPVA), realinhamento de vários preços administrados (energia elétrica, transporte urbano, água e esgoto e combustíveis), elevações nas taxas de juros e enfraquecimento do mercado de trabalho estão entre as causas que começam a delinear um cenário mais preocupante para a inadimplência do consumidor”, destacou.

As dívidas não bancárias continuam sendo as maiores responsáveis pela alta da inadimplência. Essas dívidas correspondem a cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água, entre outros.

Atualmente mais de seis mil consumidores campinense estão com alguma dívida no cadastro de devedores do SPC Brasil. Número preocupante para o varejo, pois quanto mais consumidores negativados menor é o movimento e as vendas no comércio.

Imprensa CDL Campina



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo