Geral

Hospital Veterinário vai castrar 80 animais por mês

niversidade Federal do Piauí (UFPI) iniciou no final de semana, no Hospital Veterinário Universitário (HVU), as castrações de cães e gatos. Os animais pertencem a famílias de baixa renda previamente cadastradas no Centro de Zoonoses de Teresina, como determinado no convênio com a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

De acordo com diretor em exercício do HVU e coordenador do projeto de castração da UFPI Marcelo Campos Rodrigues, a previsão é de que 80 animais machos e fêmeas sejam castrados por mês, com atendimentos realizados durante os finais de semana. O médico veterinário elencou os benefícios da castração para a comunidade teresinenses, entre elas, a redução do número de animais abandonados.

“Nós teremos a redução do número de eutanásias, redução dos riscos de zoonoses transmitidas pelos animais, redução do número de acidentes, pois os animais para mais de fugir de casa”, enumerou. O professor da universidade, afirma que a cirurgia é bastante rápida e são adotadas técnicas minimamente invasivas, em que os animais voltam para casa ainda no mesmo dia da operação.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo