Paraíba

Unipê promove Novembro Azul na praia do Cabo Branco

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma), de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA. Uma realidade preocupante e que chama a atenção quanto à necessidade de prevenção. Pensando nisso, o Unipê, apoiando a causa da prevenção, promoverá um evento voltado ao Novembro Azul, no próximo dia 25 de novembro, na Praia do Cabo Branco. A ação contará com a presença dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia; começará às 8h, seguindo até as 13h; e acontecerá dentro do evento Unipê na Praia.

De acordo com informações do INCA, o câncer de próstata é a doença mais comum entre os homens que já passaram dos 50 anos e mata um brasileiro a cada meia hora. Realidade preocupante, mas que pode ser evitada, haja vista que, se diagnosticado no início, ele pode ter até 90% de chances de cura. Por isso a importância de chamar a atenção dos homens quanto à necessidade de prevenção e à atenção geral à saúde, conforme destacou o coordenador do curso de Medicina do Unipê e também médico urologista, Arlindo Monteiro de Carvalho Junior.

O foco é o câncer da próstata, o mais frequente a acometer os homens, mas é uma grande oportunidade para discussão sobre todas as mazelas que afligem essa parcela da população, incluindo desde mortes violentas, acidentes, suicídio, a câncer de pulmão, intestino, doenças cardiovasculares, infarto e AVC, além, claro, das doenças urológicas, como o câncer de pênis e o de próstata, e até questões de fertilidade e disfunções sexuais, todas com impacto negativo sobre a vida do homem, e que merecem especial atenção”, destacou o docente, ressaltando que é uma grande oportunidade para acolher o homem brasileiro em um atendimento integral e humanizado.

Detecção precoce

Palavra-chave: prevenção. Conforme destaca o professor Arlindo Monteiro, a descoberta precoce faz com que os tratamentos ofertados para o câncer da próstata tenham maior êxito na cura. “Em geral, se utiliza a cirurgia radical, que pode ser aberta, laparoscópica ou robótica, ou a radioterapia modulada e/ou conformacional. Em casos bem favoráveis, até uma vigilância ativa pode ser instituída. E nos casos mais avançados, hormonioterapia ou quimioterapia se impõem”, afirmou.

Segundo Monteiro, na realidade, não há como necessariamente prevenir o câncer de próstata. “Na verdade, a atual prevenção é representada pelo programa de detecção precoce”, ressaltou, lembrando que, de maneira geral, recomenda-se que os homens realizem o primeiro exame de próstata e a dosagem sanguínea do PSA a partir dos 50 anos de idade. “Caso exista história familiar de câncer da próstata, a recomendação é que se antecipem em cinco anos, iniciando aos 45 anos de idade. Daí por diante, seu urologista vai conduzindo de acordo com a primeira avaliação, podendo repetir anualmente ou a um intervalo mais individualizado”, explicou.

Hábitos saudáveis

Apesar de não haver prevenção, uma vida saudável também reduz a possibilidade da existência do câncer. “As dicas para uma vida melhor são: evitar estresse e fumo, praticar exercícios físicos e ter uma boa alimentação. Além, claro, da visita periódica ao urologista a partir dos 45 anos”, finalizou.

Unipê na Praia

Dança, maratona aquática, treinamento funcional adulto e infantil, atividades lúdicas, massagens e alongamento, tudo isso num cenário de sol, areia e mar. No dia 25 de novembro, estudantes de Educação Física do Centro Universitário de João Pessoa vão realizar o Unipê na Praiaevento gratuito que levará atividades físicas para toda a população de João Pessoa e que acontecerá no Busto de Tamandaré, no Cabo Branco.

Para mais informações sobre o Unipê na Praia, os interessados podem acessar o portal unipe.br.

Serviço

Unipê na Praia

Data: 25 de novembro | Horário: a partir das 6h30

Local: Busto de Tamandaré, no Cabo Branco, em João Pessoa

Inscrições gratuitas no site unipe.br, em breve.

 

Centro Universitário de João Pessoa

Informações para a imprensa:

Luis Thales

luis.bezerra@unipe.br

Fones: +55 (83) 2106-9341



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo