DestaquesEducação

A importância de consultar o dentista regularmente

Apesar de o Brasil contar com um elevado número de dentistas, a visita a este profissional ainda não é algo que acontece com tanta frequência por aqui. A prova disso é que, segundo Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, divulgada pelo IBGE, 55,6% dos brasileiros não se consultam anualmente. A recomendação é de que as consultas sejam semestrais.

Além disso, infelizmente, muitas pessoas só procuram o dentista quando já estão com dor ou algum sintoma de que algo não vai bem com a saúde bucal. “Essa prática é prejudicial, pois na maioria das vezes que o indivíduo percebe um sintoma, o problema já está em um estágio avançado. Então, um tratamento que seria relativamente simples acaba se tornando um procedimento mais complexo”, afirma Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto. Ela também destaca que problemas graves, como a doença periodontal, que acomete os tecidos de suporte e sustentação dos dentes, só podem ser identificados por um profissional, pois seus sintomas são silenciosos. “Portanto, a única forma de evitar maiores prejuízos é dar o devido valor para a prevenção”.

Relação da saúde bucal com outras doenças

A boca desempenha funções que influenciam na saúde de todo o organismo, portanto, dar atenção aos dentes é uma questão que vai muito além da estética. O coração, um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, está ligado à boca por meio da corrente sanguínea, assim, bactérias podem passar da gengiva, quando instalado doença periodontal ou cárie, que se espalham pelo sistema sanguíneo chegando ao coração.

“Isso parece distante, mas acontece com mais frequência do que pensamos. Essa condição recebe o nome de endocardite bacteriana e faz com que microrganismos se acumulem na boca e caiam na corrente sanguínea, inflamando os vasos e deixando as válvulas e artérias mais frágeis e com pré-disposição a falhas e desgastes”, explica. Segundo estudo do Incor (Instituto do Coração), 40% dos pacientes que possuem doenças cardíacas não apresentam uma higiene bucal adequada.

Consulta

Por fim, Rosane, da Caixa Seguradora Odonto, afirma que é durante a consulta que o profissional faz verificações de rotina, com o objetivo de garantir que os dentes e gengiva do paciente estão em bom estado. “Se necessário, o dentista ainda faz a correção de problemas, como o acúmulo de tártaro, placa, e cáries, antes que se agravem e possam piorar”. A especialista ainda sugere que as pessoas aproveitem o tempo com o profissional para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a saúde bucal. “Não deixe de questionar sobre o modo correto de escovação, utilização do fio dental, como evitar o mau hálito, prevenção da sensibilidade, o que fazer ao quebrar um dente, entre outras dúvidas que tiver. Com a higiene diária e correta, além de duas consultas anuais, caso não ocorra nenhum imprevisto, os dentes e gengivas ficarão sempre saudáveis”, conclui.

Sobre a CAIXA SEGURADORA ODONTO

A Caixa Seguradora Odonto é uma das maiores operadoras de planos odontológicos do Brasil. Com 25 anos de experiência no segmento, a empresa oferece diversas opções de planos individuais e corporativos. Atualmente, a Caixa Seguradora Odonto conta com 550 mil beneficiários, 7.500 pontos de atendimento e mais de 25 mil opções de atendimento em todo o Brasil. A empresa faz parte da Caixa Seguradora, uma união bem sucedida entre duas instituições: a CNP Assurances, líder do mercado francês em seguros de pessoas, e a Caixa Econômica Federal.

www.odontoempresas.com.br

cid:CD07172A-3B8A-40E5-8CC6-9D6C212771BF@RAI.local



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo