DestaquesSaúde

Refluxo já pode ser tratado com radiofrequência

Queimação, azia e retorno dos ácidos que atuam na digestão constituem a doença de refluxo gastresofágico – cada vez mais comum na população das grandes cidades, já que uma das principais causas é a má alimentação acompanhada da obesidade e da ansiedade que rege as pessoas hoje em dia. Até agora, além de uma mudança na dieta e comportamental, os médicos indicavam cirurgia nos casos mais graves. Mas isso está com os dias contados. Desde setembro, vem sendo testado um novo método minimamente invasivo que objetiva evitar cirurgias e medicamentos. Trata-se do “Sistema Stretta” – que já está disponível no Hospital SAHA, um dos hospitais de ponta mais importantes de São Paulo em cirurgias minimamente invasivas.

De acordo com o médico Eduardo Grecco, que desde o início de 2017 vem se debruçando sobre um novo tratamento minimamente invasivo de obesidade leve e moderada (gastroplastia endoscópica), uma grande novidade para tratar refluxo são sessões de 30 minutos de ondas de rádio que estimulam o fortalecimento do músculo que separa o esôfago do estômago. “Identificamos que pessoas que sofrem de refluxo, com o passar dos anos vão ficando com essa musculatura específica cada vez mais frouxa – o que facilita o retorno do suco gástrico para o esôfago e provoca queimação, azia, mal-estar. Sendo assim, quando conseguimos cuidar do problema de forma preventiva, evitando que ele se agrave a ponto de necessitar de cirurgia, é ótimo”.

O “Sistema Stretta” é rápido, realizado em uma única sessão de 30 minutos. “Depois da aplicação de radiofrequência, o paciente será acompanhado por quatro a seis semanas e deverá seguir uma dieta especialmente indicada pelo médico. Nessa fase, ainda fará uso das medicações a que estava habituado, mas num futuro próximo é possível suspender a medicação – que é bastante onerosa”, diz o especialista. Como as ondas de rádio recuperam e fortalecem a parede do estômago, o retorno dos ácidos que participam da digestão não acontece – resolvendo o problema do refluxo.

“Com o Sistema Stretta, o paciente é poupado de todo o desgaste da cirurgia gastresofágica, que implica em corte, anestesia e um pós-operatório bastante incômodo, apesar de rápido (dez dias a um mês). Dor e desconforto são muito mais brandos, e o paciente volta com dieta normal já a partir do terceiro dia. Além disso, tem a vantagem de ser um método com complicações praticamente inexistentes e menos efeitos colaterais”, diz Grecco. Apesar de ser uma grande novidade, o especialista adverte que a mudança de hábitos de vida, tanto alimentares quanto comportamentais, é essencial para evitar a reincidência do problema.

Fontes: Dr. Eduardo Grecco, endoscopista bariátrico do Instituto EndoVitta, cirurgião responsável pela implantação da Gastroplastia Endoscópica no Hospital SAHA. 

Mais sobre o Hospital SAHA 

O SAHA (palavra que significa saúde em árabe) nasceu em novembro de 2004 já com a vocação de ser um dos melhores centros de excelência do Brasil em cirurgias minimamente invasivas. Com direção executiva de May Ganme Cividanes e direção técnica do médico Arnaldo Cividanes, o hospital ocupa cinco andares do edifício Central Towers, na Bela Vista (Rua Maestro Cardim, 407), conta com UTI, modernos aparelhos de anestesia, videocirurgia e toda infraestrutura planejada para proporcionar segurança e conforto a pacientes e visitantes.

Grandes especialistas costumam preferir o Hospital SAHA para procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, já que podem contar com um corpo de enfermagem altamente comprometido com a qualidade do serviço prestado, em um ambiente com muito menos riscos de complicações e infecções.

O Hospital SAHA é referência em cirurgia vídeo-assistida em várias áreas, como: cirurgias do aparelho digestivo (bariátrica, colecistectomia, hérnia etc.); cirurgias ginecológicas e cirurgias ortopédicas (joelho, ombro) – além de cirurgias minimamente invasivas nas áreas de oftalmologia, vascular e plástica (estética e reparadora). Acessewww.hospitalsaha.com.br e saiba mais.

HELOÍSA PAIVA – DIRETORA DE REDAÇÃO

PRESS PÁGINA PROJETOS DE COMUNICAÇÃO

+55 11 98547-0170



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo