Política

Márcio defende reflorestamento do Riacho de Bodocongó e adjacências

O vereador Márcio Melo Rodrigues (PSDC) está reivindicando aos poderes públicos, particularmente ao governador do Estado e à Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Sesuma) da Prefeitura Municipal de Campina Grande, medidas para reflorestar a Mata Ciliar contemplando o Riacho de Bodocongó e adjacências.

O Açude de Bodocongó está situado em Campina Grande, conforme registros históricos, foi originalmente construído por conta da escassez de água na região, uma vez que o Açude Novo e o Açude Velho já não estavam suprindo as necessidades da população. Bodocongó fica distante do Açude Velho, para abastecer pessoas que moravam muito longe .

Para sua criação, a prefeitura (na época Cristiano Lauritzen era o prefeito da cidade) trouxe da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS) um engenheiro que instalou no antigo sítio Ramada o novo açude. Em 1915 se dá o início de sua construção, que terminou no dia 15 de janeiro de 1917, sendo entregue à população em 11 de fevereiro do mesmo ano.

Apesar da quantidade de sal das águas do açude, surgiram ao seu redor um curtume (Curtume Vilarim), uma fábrica têxtil (S/A Indústria Têxtil de Campina Grande) comandada durante anos por dois irmãos Ademar Veloso da Silveira e Agostinho Veloso da Silveira, um matadouro e, por fim, o bairro que recebeu o nome de Bodocongó por conta do riacho.

Na década de 1950 existia um clube aquático no Açude de Bodocongó, porém fechou na década seguinte.

AssCom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo