CuriosidadesDestaques

Mitos e verdades sobre depilação

Muita gente pode até pensar que a depilação é um hábito moderno, mas a verdade é que há tempos os homens e mulheres cultivam a prática de remover os pelos corporais. Várias civilizações antigas já removiam o excesso de pelos com fins estéticos e higiênicos. As técnicas de depilação eram as mais variadas possíveis.

Acredita-se que os primórdios da depilação tenham ocorrido por volta do ano 1500 a.C, período no qual os homens removiam os pelos utilizando matérias-primas animais. Anos depois, a conhecida Cleópatra também desenvolveu o hábito de tirar seus pelos com um tipo de cera quente feita de argila, sândalo e mel. Ela usava tiras de tecidos finos para executar o processo de depilação.

Os gregos também usavam técnicas depilatórias, principalmente entre os homens atletas. Já no Império Romano, as lâminas e os cremes depilatórios com soda cáustica passaram a ser usados.

Atualmente, as técnicas estão avançadas e homens e mulheres se beneficiam com a depilação a laser, depilação egípcia, depilação com cera quente e fria, cremes depilatórios e outras formas de depilar. Os procedimentos já fazem parte do ritual de beleza de grande parte das pessoas, principalmente no verão brasileiro.

Confira alguns mitos e verdades sobre a remoção de pelos

1 – Usar hidratante com álcool depois da depilação causa irritação na pele – Essa afirmação é verdadeira. O creme pode provocar vermelhidão e foliculite. O uso de hidratante só é recomendado no dia seguinte à remoção dos pelos.

2 – Quem faz tratamento com ácido deve evitar depilar o rosto – Outra verdade. Tratamentos com ácidos deixam a pele mais sensível e, por isso, a depilação facial ou do buço deve ser feita com cuidado, para evitar irritações. Antes de depilar, o ideal é ficar 10 dias sem usar o ácido.

3 – A depilação deixa os pelos mais grossos – Isso é um mito. A depilação com lâminas causa uma sensação de aspereza, mas não provoca o engrossamento do pelo.

Depilando a perna com lamina

4 – A depilação sempre causa pelos encravados – Outro mito. É possível depilar e evitar pelos encravados. Para isso, basta esfoliar a pele até 48 horas antes da depilação.

5 – É proibido tomar sol após depilar – Depois de fazer a depilação, o ideal é ficar 24 horas sem tomar sol e usar o filtro solar.

6 – O ideal é não usar maquiagem após a depilação facial – Depois de depilar o rosto, é recomendado esperar 24 horas para usar maquiagens. Isso evita o surgimento de foliculite.

Leia também:
Para que servem os pelos pubianos?

7 – Depilação mancha a pele – A depilação pode sim manchar a pele, ou até mesmo queimá-la. O ideal é sempre fazer o procedimento com profissionais qualificados e seguir as orientações dos rótulos dos produtos.

8 – A depilação dói mais no período pré-menstrual – Verdade. Durante a menstruação, a sensibilidade feminina pode aumentar, causando mais dor.

9 – Depilar o rosto causa flacidez – Mito. Depilar a sobrancelha, o rosto ou o buço não causa flacidez.

10 – Não é recomendado fazer depilação a laser em áreas com tatuagem – Verdade. O laser pode prejudicar a tatuagem.

Fonte: www.sitedecuriosidades.com



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo