Sem categoria

Apesar de otimismo do setor, feriados na quarta-feira prejudicam viagens em 2022

Quem conferiu o calendário do ano já reparou que três dos principais feriados nacionais caem em uma quarta-feira: Independência do Brasil (07/09), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12/10) e Finados (02/11). Além disso, Dia do Trabalho (1º/05) e Natal (25/12) são domingos.

Após as restrições pela pandemia, Bruna Guimarães, sócia de uma agência de viagens de Brasília, lamenta que o costume de emendar os feriados não vai ser fácil neste ano, como seria no caso de terças e quintas-feiras, mas está otimista para 2022.

“Atrapalham muito, porque geralmente no feriado é o que a gente mais costuma vender, principalmente para o turismo que a gente fala de turismo próximo. Realmente o pessoal gosta de feriados que emendam. Quarta-feira, infelizmente, fica um dia só, a pessoa não consegue fazer um bate volta”, explica.

Para não deixar de conhecer outras cidades, alguns viajantes já estão se adaptando ao período menor do feriado. César Raizer, jornalista, costuma fazer várias viagens no ano durante feriados prolongados, finais de semana e as férias. Para 2022 ele conta que viajará por períodos menores.

“Eu não acredito que o fato de 2022 ter menos feriados prolongados vai atrapalhar meus planos de viagem. O que acontece é que  vou viajar por períodos menores, menos tempo,  ao invés de ficar quatro dias eu vou aproveitar só final de semana, ir numa sexta-feira à noite, ou no sábado de manhã e voltar na segunda-feira cedo.”

Luiz Eduardo Passeado Barbosa , CEO, do portal Visite Brasília, está otimista para 2022. “Esperamos que as coisas possam  se normalizar com as devidas precauções,  elas tem que continuar sendo feitas. O distanciamento, máscara, álcool em gel, a questão da aglomeração a gente tem que evitar.  Mas estamos otimistas não só no turismo rural, o turismo de aventura que é ao ar livre foi muito procurado em 2021. Esperamos também que o turismo de negócios, turismo nas grandes capitais, possa estar retomando e aquecendo a economia, aquecendo o mercado de turismo”, explica.

Contratações

Depois de um período complicado devido a pandemia de Covid 19, o setor de turismo registrou o maior número de contratações do ano em novembro do ano passado. Foram 39 mil novas vagas, o que representa 12% do total de empregos gerados no país.

Os dados são da pesquisa Monitora Turismo, baseada no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência.

Calendário de feriados oficial

O Governo Federal divulgou o calendário de feriados e pontos facultativos de 2022, definido na Portaria nº 14.817, do Ministério da Economia, do último dia 20 de dezembro. As datas estipulam que dias de feriado e pontos facultativos vão valer para órgãos e entidades da Administração direta, autárquica e fundacional do poder Executivo federal.

Agência do Rádio

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo