Política

Aprovado PL de autoria do vereador Renan Maracajá que torna o Troféu Gonzagão patrimônio imaterial de Campina Grande

Com o objetivo de enaltecer a iniciativa que há dez anos documenta, divulga, incentiva, preserva e passa para as novas gerações uma essência positiva da cultura popular nordestina através da sua música e suas raízes históricas representada pelo forró, o vereador Renan Maracajá conseguiu a aprovação na Câmara Municipal de Projeto de Lei que torna o Troféu Gonzagão patrimônio cultural imaterial de Campina Grande.

O Troféu Gonzagão que chegou a sua décima edição em 2018, é hoje conhecido nacionalmente como o “Oscar do Forró”, surgiu de forma natural e espontânea no fortalecimento da essência maior do forró tradicional e em paralelo a consolidação das relações sociais nas quais estão implícitas a preservação da memória dessa arte que é a alma de Campina Grande, passando a ser um legado dos artistas nordestinos com total anuência do povo e que merece ser protegido, preservado e, sobretudo, alvo de políticas afirmativas para que essa herança permaneça viva e perene.

O “Oscar do Forró” eleva a autoestima dos artistas por se tratar de uma noite de gala, na qual o forró é elevado ao nível de um prêmio nacional e propicia aumento no número de contratações de shows por parte dos órgãos públicos e privados, valorizando a nossa música regional e dando visibilidade àqueles que não contam com o suporte da mídia.

Para Renan Maracajá, autor da propositura, o evento é um instrumento de reconhecimento aos que fazem de suas vidas um ofício em favor da música e da cultura popular. A escolha do seu nome, além do justo reconhecimento a maior autoridade musical que o Nordeste revelou, é também a forma de homenagear centenas de intérpretes e compositores, motivando-os à continuidade de um marco que começou em Luiz Gonzaga, com consolidação permanente e crescente no mundo inteiro. A matéria segue agora para apreciação do poder executivo.

Ascom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo