Política

Boa Vista é premiada na III Mostra Paraíba Aqui tem SUS

INFORME PUBLICITÁRIO

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) e a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) realizaram nesta quinta (12) na cidade de João Pessoa a III Mostra Paraíba Aqui tem SUS e reuniu dezenas de gestores e técnicos em um espaço de troca de experiências sobre gestão e organização de serviços de saúde. Foram classificados 60 trabalhos municipais e estaduais e entre eles Boa Vista teve dois apresentados durante a programação do dia e levou a premiação na modalidade 1 com o título “Aqui o SUS acontece: Implementação do Núcleo de Atenção Integral à Saúde Mental”.

O trabalho foi apresentado pelo musicoterapeuta Jardiel Araújo e tem como tema a história do NAISM, um serviço especializado em saúde mental em Boa Vista, custeado com recursos próprios que foi idealizado em 2017 pela primeira-dama Carol Gomes e vem sendo destaque no país inteiro ao longo desses anos pela abordagem multiprofissional e completa de atendimentos no município. Um segundo trabalho também foi apresentado na Mostra, tendo como título “A Musicoterapia na Intervenção Precoce para redução de danos causados pelo distanciamento social”.

“Como idealizadora do NAISM tendo a ideia abraçada prontamente por outras pessoas que verdadeiramente acreditam em pessoas, sinto-me extremamente emocionada por tal reconhecimento e por saber que Boa Vista atualmente sente, de forma prática, os avanços na saúde mental da sua população” afirmou Carol Gomes sobre a premiação no evento.

A III Mostra Paraíba Aqui tem SUS teve como objetivo a troca de experiências e reflexões sobre gestão e organização de serviços de saúde, estimular, fortalecer e divulgar ações do COSEMS-PB e da estratégia de apoio à gestão municipal, com vista ao fortalecimento do SUS na Paraíba.

A Secretária Municipal de Saúde de Boa Vista, Luisa Porto, também esteve no evento representando o compromisso da gestão em ampliar e melhorar o serviço de saúde mental do município. Nos próximos meses será entregue uma nova sede para o NAISM que está sendo construída para atender a demanda de espaço de qualidade dos serviços.

Atualmente, além do médico psiquiatra o serviço de saúde mental de Boa Vista conta com uma equipe especializada e multidisciplinar no atendimento a crianças, jovens, adultos e idosos com acompanhamentos individuais e em grupo de arteterapia, musicoterapia, psicologia, fono, enfermagem, psicomotricidade e psicopedagogia.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo