DestaquesNacional

Conheça 12 problemas que prejudicam a comunicação

A comunicação correta tem impacto em vários pontos das vidas das pessoas. Problemas em relação a esse tema são muitos, como vendas perdidas, negociações malsucedidas, treinamentos ineficientes, discursos sonolentos e mal elaborados, discussões, boicotes, brigas e desentendimentos entre as pessoas de um modo geral.

“Se as pessoas conseguissem comunicar-se melhor, menos problemas iriam ocorrer. Sem perceber, muito dos problemas comuns que ocorrem são facilmente detectados, podendo ser aperfeiçoados” explica Reinaldo Passadori, CEO do Instituto Passadori (www.passadori.com.br). Pensando nisso, o especialista detalhou os principais problemas de ordem física que podem atrapalhar a comunicação:

  • Voz fraca –Volume baixo, onde a voz é quase inaudível.
  • Linearidade –A fala mantém um tom monocórdio, gerando sonolência e desatenção das pessoas.
  • Dicção ruim –Dificuldade de pronúncia, onde os sons não são claros e a compreensão fica prejudicada.
  • Velocidade excessiva –Ocorre quando a pessoa atropela as palavras, além de dificultar o entendimento das ideias.
  • Velocidade lenta –Talvez pior ainda do que a velocidade acelerada. Ficamos impacientes, querendo ajudar a pessoa que está falando, também gerando desinteresse.
  • Ausência de teatralização– A pessoa que fala nada expressa além do conteúdo e sabemos que tão ou mais importante do que o conteúdo é a forma de falar. Um bom exemplo disso é a pessoa falando algo alegre com uma voz triste ou melancólica.
  • Nasalação –Os sons são excessivamente anasalados, tornando feia a fala.
  • Ausência de pausas –As pausas servem para facilitar a compreensão do ouvinte, dar beleza estética e também para que o apresentador possa melhor concatenar as suas ideias. A ausência de pausas torna a fala inadequada e distrai a atenção dos ouvintes.
  • Ausência de gestos –Algumas pessoas colocam as mãos atrás ou na frente do corpo ou ainda na cintura (tipo açucareiro), cruzam os braços ou enfiam as mãos nos bolsos e não fazem gestos. Uma gesticulação adequada reforça o conteúdo da fala.
  • Postura inadequada –Pensando na posição dos pés, podemos fazer uma analogia com o relógio. Existe a posição “quinze para o meio dia”, “Meio dia e quinze” e “dez para as duas”. São inadequadas, desviam a atenção dos ouvintes e geram certa deselegância.
  • Olhar perdido –Há aqueles que olham para cima ou para baixo ou apenas para algumas pessoas. O ideal é que se olhe nos olhos das pessoas, envolvendo-as plenamente.
  • Aparência deselegante –Um toque de classe, de sensibilidade, de bom senso e de bom gosto nunca é demais. Só que algumas pessoas exageram no contrário, ou seja, são relaxadas mesmo, desde uma roupa suja ou um sapato sem graxa e malcuidado até desleixo em detalhes de asseio e aparência corporal.

Em síntese, essas são as dificuldades mais comuns que ocorrem na comunicação das pessoas. “O importante ao fazer uma análise sobre os problemas é que a parte mais difícil é justamente a descoberta, pois a solução é relativamente simples, dependendo apenas de destreza experimental e orientação adequada”, explica Passadori.

Descubra, portanto, quais são as suas dificuldades de comunicação, invista na sua solução e esteja certo de que sua vida será bem melhor.

Reinaldo Passadori – Professor e CEO do Instituto Passadori, especialista em Desenvolvimento Humano e Comunicação Verbal.  Conferencista dos mais requisitados em seu segmento no Brasil. É autor dos livros:  “Comunicação Essencial – Estratégias Eficazes para Encantar seus Ouvintes” – Editora Gente,  “As 7 Dimensões da Comunicação Verbal” – Editora Gente e “Media Training” – Comunicação Eficaz com a imprensa e a Sociedade – Editora Gente.

Assessoria de Imprensa
Instituto Passadori
Paulo Fabrício Ucelli
Celular: (11) 99342-7909 e (19) 99786-3938
E-mail: paulo.ucelli@pontoinicial.com.br



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo