Educação

Faculdade promove encontro sobre Gamificação nas Escolas em CG

O universo dos games invadiu o pensamento das crianças, jovens e até adultos do mundo inteiro. Hoje, muitos enxergam a realidade por uma ótica mais lúdica e competitiva, por causa das várias horas dedicadas aos mundos alternativos encontrados nos jogos de computador, ou até mesmo nos jogos de tabuleiro. Para explicar este fenômeno aplicado ao universo da aprendizagem, a UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Campina Grande, realiza na próxima terça-feira (24), às 18h30, o Encontro de Educadores que abordará o tema “Gamificação nas Escolas”. O evento acontecerá no auditório do campus Estação Velha.

Atualmente, o Ministério da Educação (MEC) conta com pelo menos 50 cursos de jogos digitais, em geral oferecidos pela rede particular. Com o aumento da discussão sobre o tema nas escolas e Instituições de Ensino Superior (IES), espera-se um aumento do interesse nas formações desta área que se apresenta como um novo meio de educar. A Gamificação é o que se pode chamar de inovação incremental para os sistemas de educação.

Para tanto, o assunto será discutido pela professora Maria Eloisa Borba Martins Campelo, especialista em Educação e pesquisadora em Jogos Digitais e pela professora da UFRN, Tainá Jesus Medeiros, mestre em sistema e computação aplicadora e pesquisadora do conceito de Gamificação em processos de aprendizagem. O evento se configura como uma oportunidade para educadores de Campina Grande e região atualizarem metodologias de ensino e ampliarem panoramas de ensino em todas as fases da educação.

De acordo com a coordenadora acadêmica da UNINASSAU, Renata Fernandes, a Gamificação transforma o estudante em verdadeiro protagonista no processo de aprendizagem. “A gamificação é trabalhada em diversos setores, hoje em dia. Na educação é uma ferramenta que faz dos alunos atores e autores do processo de aprendizagem, os verdadeiros protagonistas. É quando o conhecimento, de fato, é adquirido e compartilhado com o professor que toma o papel de conselheiro e orientador na construção do conhecimento por parte dos jovens”, frisou.

O público-alvo do evento será formado por educadores, pesquisadores e estudantes de Pedagogia, licenciaturas e comunidade em geral interessada nas novas metodologias de educação. O campus Estação Velha está localizado na Rua Antônio Carvalho de Sousa, 295, – ao lado do Complexo Jurídico. Para saber outras informações sobre esta atividade, está disponível o telefone (83)2101-8919.

1465307697726_PastedImage

 



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo