Releases

IQA lança treinamento sobre a nova ISO/IEC 17025

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) lança o treinamento sobre a nova versão da norma ISO/IEC 17025 – Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração, publicada em 19 de dezembro de 2017. Em sua terceira edição, que cancela a versão de 2005, a publicação técnica visa promover a confiança na atuação dos laboratórios ao especificar os requisitos para a competência, a imparcialidade e a operação consistente das organizações. 

O curso é voltado a gerentes, supervisores e demais profissionais interessados em implementar o sistema de gestão da qualidade em laboratórios, conforme os novos requisitos. “O treinamento garante o correto entendimento dos requisitos apresentados na atual versão da norma, o que possibilita ao laboratório otimizar o tempo de adequação de sua estrutura para a acreditação do Inmetro”, aponta Rodrigo Lopes, coordenador de Marketing do IQA.
A partir de 2 de maio de 2018, as organizações já serão avaliadas conforme a nova ISO/IEC 17025 e terão 180 dias para a resolução de eventuais não conformidades. O prazo será de 120 dias para as avaliações realizadas a partir de 2019. “Assim, os laboratórios irão implementar a nova versão antes do prazo de três anos, estabelecido pelo International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC), com o qual o Inmetro possui acordo de reconhecimento mútuo”, conta Lopes.
Mudanças – A nova norma ISO/IEC 17025 atualiza a definição de laboratório ao incluir organizações que realizam amostragem, associada a ensaio ou calibração subsequente, além de contemplar as práticas de ensaio e calibração. Segundo Lopes, a revisão simplificou a norma ao substituir alguns requisitos prescritivos por requisitos baseados em desempenho, permitida pela aplicação da mentalidade de riscos na elaboração da norma. Outra novidade é a maior flexibilidade em requisitos para processos, procedimentos, informações documentadas e responsabilidades organizacionais.
Em alinhamento com a norma ISO 9001:2015, que define os requisitos para sistema de gestão e garantia da qualidade, a nova ISO/IEC 17025 também destaca a necessidade de planejar e implementar ações com foco na abordagem de riscos e oportunidades para as atividades laboratoriais, com o objetivo de aumentar a eficácia do sistema de gestão, alcançar melhores resultados e prevenir efeitos negativos. “A organização que operar em conformidade com a nova ISO/IEC 17025 também atuará de acordo com a ISO 9001:2015”, conta o coordenador de Marketing do IQA.
Segundo Lopes, o uso da ISO/IEC 17025 traz diversos benefícios, como facilitar a cooperação entre laboratórios e outros organismos, assim como promover a aceitação mútua de resultados entre países, uma vez que a qualidade e a confiabilidade são comparáveis. “Clientes, autoridades regulamentadoras, instituições e organismos de acreditação podem utilizar a ISO/IEC 17025 para reconhecer a competência de laboratórios”, aponta. Mais informações sobre o treinamento podem ser obtidas por meio do telefone (11) 5091-4545 ou do e-mail (treinamentos@iqa.org.br).

Mais informações à imprensa:

Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581 


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo