Mundo

Mais de mil mortos e 1.500 feridos após terramoto no Afeganistão

Oficiais de emergência do Afeganistão atualizaram os dados relativos a mortos e feridos no sismo que abalou o país esta manhã.

O chefe do departamento de informação e cultura da província de Paktika, Mohammad Amin Huzaifa, adiantou à agência AFP que “o número de mortos atingiu os mil e está a aumentar”.

Este balanço foi feito pelas 12h, hora de Portugal.

O sismo de magnitude 5.9 na escala de Richter abalou, esta quarta-feira, uma região montanhosa do Afeganistão. Vários edifícios ficaram danificados nas regiões de Khost e Paktika, sendo que as vítimas em causa estão a ser retirados dos escombros destas infraestruturas.

A agência sismológica europeia EMSC informou que o abalo foi sentido ao longo de 500 quilómetros por 119 milhões de pessoas no Afeganistão, no Paquistão e na Índia.

O USGS referiu que o sismo, com uma magnitude de 5.9, ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, pelas 4h30 TMG (5h30 em Lisboa), perto da fronteira com o Paquistão. Responsáveis afegãos mencionaram mais tarde uma magnitude de 6.1.

As operações de salvamento esperam-se complicadas, uma vez que muitas organizações de ajuda internacional deixaram o Afeganistão depois da tomada do país pelos talibãs no ano passado e a caótica retirada das forças internacionais do território.

 

Notícias Ao Minuto

Foto: © Reuters



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo