Curiosidades

Mercado de planos de saúde registra crescimento de 2,3 milhões de beneficiários nos últimos 12 meses

O total de beneficiários de planos de saúde médico-hospitalar no Brasil chegou a 50,72 milhões em março. Um crescimento de 4,7% em relação a março de 2013, quando o mercado contava com 48,46 milhões de beneficiários. Os dados constam do boletim “Saúde Suplementar em Números”, produzido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) com as informações que acabam de ser atualizadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O boletim está disponível em www.iess.org.br.

Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do IESS, destaca que o resultado foi puxado pela contratação de planos coletivos, que cresceram 5,8% entre março de 2013 e o mesmo mês deste ano. Nesse período, o total de beneficiários de planos coletivo empresariais avançou 6,3%. Já o total de beneficiários de planos coletivos por adesão cresceu 3,6% e o de planos individuais, 1,4%.

Para Carneiro, uma das hipóteses para explicar esse comportamento é que as pequenas e médias empresas (PMEs) têm aumentado as contratações de planos empresariais. “Esse é um nicho que tem registrado crescimento nos últimos anos e as operadoras passaram a oferecer produtos direcionados às PMEs”, observa. “Além disso, apesar do baixo crescimento da economia brasileira, o mercado de trabalho tem se mantido estável e isso influencia a contratação de planos”, acrescenta.

Apesar do resultado expressivo na comparação anual, chama a atenção a desaceleração na contratação de planos registrada no primeiro trimestre de 2014. Até março, o total de beneficiários de planos de saúde avançou apenas 0,3%. No trimestre anterior, encerrado em dezembro, o crescimento registrado foi de 1,1%. “Houve uma clara desaceleração em relação ao ritmo de crescimento dos últimos trimestres, mas ainda é cedo para determinar se esse foi um movimento isolado ou se será uma tendência para 2014”, destaca Carneiro. O total de beneficiários de planos individuais recuou 0,3% no período, enquanto o de planos coletivos empresariais avançou 0,4% e o de planos coletivos por adesão, 1%.

Planos odontológicos

Os planos exclusivamente odontológicos alcançaram a marca de 20,9 milhões de beneficiários no País. Um avanço de 8,4% nos últimos 12 meses. Contudo, os planos exclusivamente odontológicos registraram um crescimento de apenas 0,9% no primeiro trimestre deste ano. Resultado bastante inferior aos 3,3% do período anterior. “Apesar do ritmo menos intenso registrado no primeiro trimestre de 2014, esse continua sendo um mercado de grande potencial”, avalia Carneiro.

Sobre o IESS

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar baseados em aspectos conceituais e técnicos que colaboram para a implementação de políticas e para a introdução de melhores práticas. O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos. O IESS é uma referência nacional em estudos de saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade da saúde suplementar.

Mais informações
Letra Certa Estratégia e Tática em Comunicação 

Raphael Ferrari – rferrari@letracerta.com

(11) 3812-6956

(11) 97680-2324
Daniel Lopes – dlopes@letracerta.com

(11) 3812-6956

(11) 96332-7810
Jander Ramon – jramon@letracerta.com

(11) 3812-6956

(11) 98205-2738



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo