DestaquesSaúde

Pediatras discutem assistência aos recém-nascidos e falta de leitos de UTI neonatal

Nesta quinta-feira (5), tem início em Foz do Iguaçu (PR), o 7º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal, durante o qual serão discutidos assuntos importantes relacionados à assistência em saúde ao recém-nascido. Durante o encontro, realizado no Hotel Bourbon, serão apresentados números inéditos de levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) que apontam que, no Brasil, a vida e a saúde de milhares de bebês estão em risco por conta de falhas na gestão da rede pública de assistência. O trabalho analisa a carência de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal em todos os Estados.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA PROGRAMAÇÃO DO 7º SIMPÓSIO DE REANIMAÇÃO NEONATAL

De acordo com dados do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), mantidos pelo Governo, o País sofre com um déficit de milhares de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) específicos para o acolhimento de crianças que nasceram antes de 37 semanas e que apresentam quadros clínicos graves ou que necessitam de observação. Para a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, essa é apenas uma das variáveis que têm repercussão negativa na atenção aos recém-nascidos e suas mães no Brasil.

Ainda durante o 7º Simpósio, a SBP lança a campanha Nascimento Seguro, um projeto inspirado em movimento de defesa pelo parto seguro, organizado pela Sociedade de Pediatria de Santa Catarina. Para os especialistas, é indispensável que exista toda segurança necessária em cada nascimento, o que inclui a presença do pediatra para a assistir o recém-nascido, assim como de todos os outros membros da equipe, incluindo o obstetra e a enfermeira. Com a iniciativa, a entidade quer conscientizar profissionais e a população em geral, abrindo espaço para que sejam cobradas providências por parte dos gestores para qualificar o atendimento oferecido.

Outro lançamento que acontecerá no evento será a imagem neonatal para imunodeficiência. A programação do 7º Simpósio contará ainda com palestrantes internacionais – abordando temas do cotidiano da sala de parto, como as estratégias educacionais para otimizar o trabalho em equipe na reanimação neonatal; a otimização da ventilação não invasiva; o papel do oxigênio na transição fisiológica ao nascer; entre outros – e nacionais, que tratarão de temas sobre o Programa de Reanimação Neonatal da SBP no Brasil. O evento espera receber mais de mil profissionais da saúde, entre eles, neonatologistas, pediatras que trabalham em sala de parto, fisioterapeutas, enfermeiros, residentes e acadêmicos de medicina.

“O futuro de uma Nação depende de saúde e de educação, sendo que o pediatra tem papel importante neste processo que começa no atendimento adequado de um recém-nascido no seu nascimento evitando hipóxia perinatal e suas complicações”, ressaltou a presidente do 7º Simpósio, dra. Gislayne Nieto. Segundo ela, no encontro, os participantes poderão ter acesso às condutas mais atuais na Reanimação Neonatal, desde o atendimento do bebe a termo como daquele prematuro.

Dra. Gyslayne Nieto lembra ainda que os indicadores de mortes neonatais (entre 0 e 27 dias de vida), representam um alto percentual do total de óbitos registrados na infância. Na sua opinião, em vários contextos, a oferta de assistência qualificada será fundamental, pois 1 em cada 10 bebês que nascem vai necessitar de ventilação; 1 em cada 100 de intubação; e de 1 a 2 bebês em cada grupo de 1000 precisarão de massagem e uso de medicamentos.

ATENÇÃO: NÃO RESPONDA A ESSE EMAIL. PEDIDOS DE ENTREVISTAS SOBRE ESSE ASSUNTO, ENTRAR EM CONTATO COM A ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SBP.

CONTATO: (21)2256-6856/2548-1999 (ramal 33) / Email: imprensa@sbp.com.br



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo