Geral

Posse de João Dantas na Academia de Letras de Campina Grande será no dia 18

O poeta cordelista, produtor cultural, pesquisador, cenógrafo, teatrólogo e vereador João Dantas (PSD), que atualmente lidera a bancada governista na Câmara Municipal, tomará posse  como membro da Academia de Letras de Campina Grande, no próximo sábado (18),  para a Cadeira nº 30, cujo patrono é o poeta e jornalista, Lino Gomes da Silva e seu último ocupante foi o imortal, jornalista Ademar Martins Leite. João Dantas será recepcionado pelo poeta Paulo Marques Cavalcante.

A solenidade ocorrerá no próximo sábado (18), na Vila Sítio São João, às 10 horas da manhã. Na oportunidade, a ALCG empossará três novos acadêmicos. Além de João Dantas, também tomarão posse o escritor José Edmilson Pereira Rodrigues e o professor Daniel Duarte Pereira.

Além da reconhecida atividade política, João Dantas é um pesquisador da cultura e do homem nordestino. Como poeta cordelista, Dantas tem diversas obras publicadas, dentre elas o Cordel “Chirác” de 2003 que sugeria o nome do presidente da França, Jacques Chirác, para ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Esta obra foi destaque na mídia nacional com matérias veiculadas no Jornal Hoje e Bom Dia Brasil da Rede Globo de Televisão.  Dantas Desenvolveu longa pesquisa de campo sobre o cangaço, visitando e entrevistando parentes de cangaceiros do bando de Lampião. Além disso, João Dantas esteve à frente diversas atividades que buscam a valorização da cultura e da história de Campina Grande.

Algumas das obras publicadas de João Dantas;

– A Vingança de Chico Pereira – Vol I

– O Bando de Lampião e a Invasão de Sousa – A Vingança de Chico Pereira Vol II

– Orlando Tejo – O imortal Jubilado

– O Martirio de João Vermelho

– Viva o Capitão Lamarca – O Guerrilheiro do Brasil

– As Verdades de 30

– CHIRÁC

– A Invasão de Antonio Silvino a Cabaceiras na Paraíba

– O Mijo Engarrafado que Moaci Tiê Bebeu

– Viva o São João de Campina

– O São João do Nordeste em São Paulo

– Viva o Poeta Zé da Luz

– Rainha Silvia da Suécia

– Roberto Marinho – Rei da Comunicação

– O São João dos Animais – Cordel Infantil

Além da Academia de Letras de Campina Grande, João Dantas é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e do Instituto Histórico de Campina Grande.

João Dantas ascomjoaodantas@gmail.com



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo