Projeto A Cor da Cultura chega em João Pessoa

Um dos primeiros no ranking nacional de mortes violentas de jovens negros, estado recebe oficinas de valorização da cultura e da história africana e afro-brasileira em escolas

O estado da Paraíba é a próxima parada do A Cor da Cultura. De 13 a 16 de setembro, a capital João Pessoa recebe as oficinas do projeto, que busca estimular o respeito à diversidade racial por meio da valorização da cultura e da história africana e afro-brasileira nas escolas. Cerca de 40 educadores da rede pública estadual serão diretamente formados e ficarão responsáveis por replicar o aprendizado para mais 300 escolas.

O estado foi escolhido, juntamente com Alagoas, Bahia, Ceará e Distrito Federal, por figurar entre os primeiros colocados no ranking de morte violentas entre negros, segundo o Mapa da Violência 2011 (Instituto Sangari/Ministério da Justiça). De acordo com o estudo, a Paraíba é o sétimo estado em número de mortes violentas de negros, com 39,1 mortes para cada 100 mil habitantes. Quando comparada com a taxa de mortes entre os brancos, que está em 3,3 a cada cem mil, observa-se que, na Paraíba, os negros são 12 vezes mais vítimas de assassinatos do que os brancos.

As oficinas de formação serão realizadas pela equipe de educadores sociais do Canal Futura e acontecem na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba – ESPEP. Além de participarem das atividades, os professores receberão um kit com material pedagógico e audiovisual para utilização em sala de aula.

Iniciado em 2004, o A Cor da Cultura produz tecnologias educacionais para apoiar a implementação da Lei 10.639/03, que tornou obrigatória a inclusão da história e da cultura afro-brasileira no currículo da educação básica. Até 2011, realizou 96 programas de TV e formou, direta e indiretamente, cerca de 21 mil educadores em diversos estados brasileiros. Em 2008, foi incluído no Guia de Tecnologias Educacionais do MEC como trabalho pedagógico referência no tema diversidade.

O A Cor da Cultura é realizado com o patrocínio da Petrobras e em parceria por Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), TV Globo e Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura. A Cor da Cultura conta ainda com o apoio da Fundação Palmares e da TV Brasil.

SERVIÇO:

Oficinas de formação do projeto A Cor da Cultura
Data: de 13 a 16 de setembro
Horário: 8h às 17h
Local: Rua Neuza de Sousa Sales, s/n – Bairro Mangabeira VII – João Pessoa

Mais informações para a imprensa:
Approach – Assessoria de Imprensa do Canal Futura
Paula Dias – paulad.approach@frm.org.br – (21) 3232-8901



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo