Romero abre à noite o Maior São João do Mundo 2018!

28
A poucas horas da abertura do Maior São João do Mundo –  versão 2018 -, Campina Grande, infestada de turistas de várias partes do Pais,    aguarda com   ansiedade  a largada oficial na noite desta sexta-feira, 08,  do evento que durante 30 dias oferecera muito forró e atrações diversas que exaltam a tradição e o regionalismo da festa.

Durante os 30  dia, ao longo do Parque do Povo, o “Quartel General do Forró”, cerca de 400 atrações animarão os festejos, além das 300 apresentações dos Trios de Forró divididos entre o Palco Principal, na Pirâmide, no Palco Ton Oliveira e nas duas palhoças, sustentando o ritmo do que há de melhor na música regional.

Após a abertura do evento na noite desta sexta-feira,  que será oficialmente decretada pelo prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, seguir-se-à o espetáculo o show piromusical, que terá a duração de 50 minutos, com a utilização de 10 toneladas de fogos indoor ou fogos frios.

Na primeira noite do Maior São João do Mundo 2018, o Palco Principal do Parque do Povo assegura o que há de melhor em forró. La se apresentarão, pela ordem,  “Os Anselmos”, Biliu de Campina, Santana e Mano Walter, todos de testada popularidade naquele cenário.
No Palco Ton Oliveira a pegada começa com trio Nota 10, Edras Vera e forró Campina,

O mix de programação ao longo dos festejos contempla os forrozoeiros com consagradas atrações, como Luan Santana, Sirano e Sirino, “Os Gonzagas”, Ton Oliveira, Vicente Nery, Dorgival Dantas, Walquiria Santos, dentre outros, com destaque para o dia 17, quando estará voltando ao Palco Principal do Parque do Povo a cantora Elba Ramalho.

Parque do Povo tem esquema especial de

segurança que inclui biometria facial


Comandante da Policia Militar garante tranquilidade ao evento

Segurança é um item prioritário no Maior São João do Mundo 2018, a exemplo de anos anteriores. A Prefeitura Municipal de Campina Grande, em parceria com a Aliança Comunicação e Cultura e a Medow Promo, estão investindo pesado em equipamentos de última geração, a fim de garantir a tranquilidade dos forrozeiros que visitarem o Parque do Povo durante as 31 noites dos festejos juninos.

Além do sistema de monitoramento por câmeras em todo o Parque do Povo e áreas adjacentes, que vem funcionando há alguns anos, este ano foi implantado um sistema de biometria facial, que identificará, logo nos portões de entrada, todos os visitantes do Quartel General do Forró.

Esse sistema também está instalado em toda a frota de transporte coletivo da cidade, além do Terminal de Integração e funcionará integrado com a Polícia Militar.

Os aparelhos instalados nos oito portões de entrada do Parque do Povo e serão responsáveis por escanear a imagem de cada pessoa que por ali passar. Os equipamentos estarão interligados à Central de Monitoramento, que será disponibilizada pela organização do evento às polícias Civil e Militar, de forma que as imagens ficarão armazenadas em computador. Além da Biometria Facial, os detectores de metais novamente serão utilizados nos portões de acesso ao QG do Forró.

A Medow Promo, empresa responsável pela montagem da estrutura do Parque do Povo, disponibilizará as plataformas de observação, que serão distribuídas na área da arena de shows, para serem utilizadas pela Polícia Militar, a fim de facilitar o trabalho de monitoramento.

Com o objetivo de sanar uma preocupação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Ministério Público Estadual em relação à lotação da área do Parque do Povo, este ano será instalado um sistema de contagem eletrônica de público, que avisará, automaticamente, quando a capacidade máxima for atingida, momento em que os portões de acesso serão fechados.

Por seu turno, o próprio comandante da Policia Militar, coronel Euller Chaves, visitou pessoalmente o Parque do Povo onde recebeu informações técnicas sobre as instalações e garantiu empenho da Policia Militar do Estado para manter a tranquilidade no planejamento das ações de segurança a serem executadas durante os festejos juninos, não só no Parque do Povo, como também em toda a cidade.
Além disso, com o intuito de garantir mais segurança para os forrozeiros que vão curtir a 35ª Edição do Maior São João do Mundo em Campina Grande, a Aliança Comunicação e Cultura contratou a empresa Força Alerta Segurança e Vigilância Patrimonial, para realizar a fiscalização das portarias de acesso ao Parque do Povo.

Essa é a primeira vez em 35 anos do São João de Campina Grande que a festa recebe este reforço na segurança, com uma empresa particular homologada pela Polícia Federal e que atende a todas as recomendações e exigências dos órgãos oficiais. Tal feito só foi possível graças à inovadora parceria público/privada firmada entre a Aliança e a Prefeitura Municipal de Campina Grande em 2017.

Secretaria de Saúde garante apoio aos participantes do evento

A Secretaria de Saúde de Campina Grande desenvolveu um plano de ação que garante toda estrutura de socorro aos participantes do maior São Joao do Mundo.
Um Posto de Saúde está implantado ao lado da Pirâmide Jackson do Pandeiro, equipado com artigos de primeiros socorros e um desfibrilador. A unidade vai contar com uma equipe completa de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem.
Além desse ponto de apoio, quatro equipes com socorristas, maqueiros e segurança também vão trabalhar todas as noites da festa circulando pelo espaço do evento.

Três ambulâncias também serão dispostas em pontos diferentes de saída do Parque do Povo, sendo uma delas com equipe completa. O hospital de referência para acidentes será o Hospital de Trauma e as Unidades de Pronto Atendimento receberão os casos clínicos. Surtos psicóticos ou por ingestão de bebidas serão encaminhados para o Hospital Municipal Doutor Edgley Maciel e o Hospital da Criança e do Adolescente vai atender os casos infanto-juvenis.

Além da parte central do Maior São João do Mundo, os distritos também vão receber os serviços da Secretaria de Saúde nos dias de festa. Em São José da Mata uma ambulância ficará disponível todas as noites de show e em Galante, uma ambulância vai estar em operação na área central todos os finais de semana de festa, e uma outra ambulância vai acompanhar as viagens do Trem do Forró. A Unidade Mista de Saúde de Galante também ficará aberta nos sábados e domingos das festividades.

Evento incrementa a economia de Campina Grande e região

Como ocorre em todos os anos, o Maior São João do Mundo proporcional um substancial incremento na economia de Campina Grande e região, extrapolando a classificação de um simples evento do calendário do folclore nacional.
Em média, durante os 30 dia,     oriundas de todas as partes do Brasil e até do exterior,  cerca de dois milhões de pessoas passam pelo evento, que também pontifica na mídia nacional e internacional, transmitindo o relevo da dimensão dos festejos.

“Isso tem considerável impacto em todos os setores econômicos da cidade, sobretudo nas áreas de serviços, restaurantes, bares e hotéis”, explica o secretário Luiz Alberto que, quando estava à frente da pasta de Desenvolvimento Econômico lidou diretamente com a organização do evento e seus números.

Esses reflexos são atestados por todos os setores, inclusive a Câmara de Diretores Lojistas e Associação Comercial de Campina Grande. Mesmo com o adiamento do início da festa, que mudou de primeiro de junho para oito do mesmo mês, quase em nada afetou as reservas nos hotéis da cidade, que já trabalhavam com a quase lotação para o ápice do evento.

“Ao longo dos anos,      conseguimos atrair pessoas que buscam conhecer os nossos artistas, a nossa cultura e gastronomia. Ninguém poderia, então, imaginar que numa época tão difícil, Campina Grande conseguisse tamanho êxito”, explica Luiz Alberto, ao se referir 2015 e 2016, anos em que o País estava mergulhado uma profunda   crise econômica.

O Maior São João do Mundo não rende dividendos apenas para a cidade. As cidades periféricas se beneficiam com vendas de peças e serviços, como Lagoa Seca e Queimadas. Em serviços, esse beneficiamento é mais abrangente e a própria capital, João Pessoa, aumenta por esta época a quantidade de hóspede nos hotéis.

Codecom
 
Comments are closed.