Artigo

Vereador solicita ao IPHAEP intervenção na venda do DTO

O vereador João Dantas (PTN) deu entrada na Câmara Municipal de Campina Grande em requerimento onde solicita ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAEP) medidas urgentes para impedir o leilão do prédio do Departamento de Transporte, Oficina e Garagem (DTOG).

Segundo o parlamentar, a solicitação surge da preocupação com patrimônio histórico da cidade. Para João Dantas, o imóvel representa um patrimônio arquitetônico, histórico e cultural de Campina Grande, além de está edificado numa área tombada.

“Essa solicitação surge em face das inúmeras ocorrências de deteriorização de patrimônios históricos, arquitetônicos e culturais do nosso município, tais como antigos sobrados e casarões, estações de trem, cinemas, igrejas e templos religiosos, além das praças e logradouros a exemplo do crime que foi perpetrado recentemente contra o patrimônio histórico e cultural com a demolição da Chaminé da antiga indústria de bebidas Caranguejo.”, Afirmou Dantas

O parlamentar considerou ainda, que o Projeto de Lei enviado ao Legislativo pelo Prefeito Veneziano Vital do Rego, que solicita a autorização para leiloar o terreno do DTO, poderá trazer sérios prejuízos para a preservação do patrimônio histórico da cidade.
“Salientando que o patrimônio de Campina Grande não é o mesmo há bastante tempo.

É comum em Universidades da cidade, diversas discussões sobre o prejuízo inestimável que, ano após ano, vêm engolindo o passado, a história e a memória campinense. Prédios demolidos, monumentos destruídos e diversos monumentos da história da cidade que estão sendo perdidos para sempre”, argumentou o vereador



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo