DestaquesPolítica

Vereadores reconhecem os trabalhos do diretor do presídio do Serrotão

Nesta quinta-feira (9), a 52ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada em formato híbrido, foi presidida pelo vereador Alexandre Pereira (UNIÃO) e secretariada pelo Sargento Neto (PL), contou com a presença de 18 parlamentares.

Ao final do Grande Expediente foi entregue ao diretor do presídio do Serrotão, Lenieferson Sucupira, a Moção de Aplausos, uma propositura da vereadora licenciada Dona Fátima.

PEQUENO EXPEDIENTE

Olímpio Oliveira (UNIÃO) falou da sua tristeza pela decisão de seis ministros do Superior Tribunal de Justiça contra o povo, em favor do Rol Taxativo da ANS que beneficia os planos de saúde.

“Os ministros Luís Felipe Salomão, Vilas Bôas Cueva, Raul Araújo, Isabel Gallotti, Marcos Buzzi e Marco Aurélio Bellizze ficaram ao lado dos grandes empresários da saúde. Agora o plano de saúde pode recusar qualquer tipo de tratamento recomendado pelo médico se não tiver no Rol da ANS. Agora aprovar um reajuste de 15,5% para os planos é muito rápido”, lamentou o vereador.

Ele enalteceu os três ministros defensores do povo: Nancy Andrighi, Paulo de Tarso e Moura Ribeiro. Disse que iria fazer uma postulação ao Presidente da República e conclamou que a bancada da Paraíba se pronuncie contra esta decisão. Ressaltou também que a primeira dama do País tem levantado a bandeira em prol das pessoas portadoras de autismo e doenças raras e que neste sentido, é preciso materializar medidas em prol dessas pessoas.

O Dr. Valdé (PODE) se acostou às palavras do vereador Olímpio Oliveira. “O Brasil está à míngua. Com fibromialgia, portadores de câncer e de doenças raras. Ao invés das coisas melhorarem no País, estão piorando’’. O vereador ainda ressaltou que entende da área da saúde e sabe que isto representará uma grande perda para a população. Ele sugeriu que aproveitassem este momento da chegada dos políticos à cidade, para que se pleiteasse a respeito desta situação.

Alexandre Pereira (UNIÃO) falou de uma reportagem que leu a respeito dos grandes nomes que passaram pela Casa de Félix Araújo e que fizeram história. Lembrou a letra do hino de Campina Grande, “Terra de leais forasteiros”. Ressaltou o papel da Câmara na crise hídrica, que só não entrou em colapso devido a ações da CASA. Disse mais uma vez que o governo do Estado deixou o município abandonado.

O vereador também mencionou que tem um helicóptero sobrevoando a cidade, mas fez uma crítica dizendo que isto não acontece durante os ataques de roubo nos bancos ou carros fortes da cidade.

“Este é um governo que prega mentira, antes o kit miséria para os policiais durante o São João era: pão seco com mortadela, refrigerante sem marca e um chocolate. Agora foi anunciado pão com hambúrguer. A Assembleia continua acovardada”, concluiu.

GRANDE EXPEDIENTE

Waldeny Santana (UNIÃO) falou novamente sobre a sua solicitação da Casa da Cidadania ser instalada no Terminal Rodoviário Argemiro de Figueiredo. Disse que há quatro meses o governador informou que realizaria o remanejamento para o local, mas até o momento nada foi feito.

O vereador também ressaltou que desde o dia 9 de março de 2021 sugeriu este remanejamento e fez as pontuações de como é importante a ativação do prédio público, se referindo ao terminal. “Espero que seja executada a remoção da Casa da Cidadania para o Terminal Rodoviário. Estaremos cobrando de forma persistente e insistente. “Quem pede para o povo, não pede para si. As pessoas querem trabalhar”, afirmou.

 Também destacou uma demanda do seu mandato destinada ao secretário Geraldo Nobre, da SESUMA, e que no dia de ontem a demanda foi atendida, conseguindo a liberação da construção de uma praça em frente ao Hospital da FAP, que será realizada através de uma pequena comerciante que propôs ‘adotar a praça’. A praça será feita através de uma parceria público-privada, sem custos aos cofres públicos. “Este é o papel do poder público, estadual ou municipal, ajudar e não atrapalhar. Nós precisamos ajudar os empreendedores’’, frisou.

Por fim, citou a limpeza que está sendo realizada na Praça do Coreto e que em breve terá iluminação em LED, e disse que já fez uma sugestão também para uso do local, além de informar que um comerciante também estará executando a sua obra, ocupando o espaço ocioso e incentivando a atividade comercial.

Rostand PB (PP) falou sobre a importância do diálogo entre as gestões, seja do governo do estado ou do governo municipal, mencionando que ele busca realizar esse diálogo com todos.

ENTREGA DE MOÇÃO DE APLAUSO

Na manhã de hoje, aconteceu também a entrega de Moção de Aplausos para o Diretor do Presídio do Serrotão, Lenni Sucupira, de autoria da vereadora licenciada Dona Fátima (PODE). Estiveram presentes a família do homenageado e os vereadores expressaram o merecimento da moção de aplausos pelo trabalho que tem sido realizado pelo diretor.

Sargento Neto (PL) registrou o desenvolvimento do trabalho do colega e do modo que ele conduz a casa prisional, com disciplina, fazendo com que todos tenham respeito por ele.

Ele registrou que a moção de aplausos é um reconhecimento e incentivo pelo profissional que ele é, para que continue dando andamento na missão árdua e espinhosa, que é tentar ressocializar aqueles que cometeram crimes, dando oportunidades aos que querem se recuperar para a sociedade. “Você tem feito a sua parte, cabe aqueles que estão lá escolherem’’ – disse. Por fim, o vereador também parabenizou a propositura da vereadora Dona Fátima (PODE).

Dinho Papa-léguas (PSDB) se acostou às palavras do Sargento Neto e que apesar de não conhecer o homenageado, acompanha muito o trabalho do equipamento e sabe as dificuldades de dirigir o local. Também ressaltou que a propositura da vereadora é justíssima e que todos os vereadores têm muito orgulho de ter aprovado a moção, fazendo uma homenagem ao profissional que desenvolve um trabalho importante para a cidade de Campina Grande e da Paraíba.

O Dr. Valdé (PODE) ressaltou o trabalho fantástico e digno que é realizado pelo homenageado, com destaque não só na Paraíba, mas no país. “Essa Moção de Aplausos é da vereadora, e de toda a CASA abraça essa causa’’. Parabenizou o colega Sucupira, homenageado do dia, pontuando o trabalho de ressocialização em todas as áreas da vida do apenado, para que esses possam ter uma oportunidade de emprego e retorno à sociedade.

Dona Fátima (PODE) disse que quando conheceu a história do diretor, ficou muito feliz porque não existiam trabalhos de ressocialização no município, e que o primeiro trabalho dele foi a escola no presídio do Monte Santo.

No presídio do Serrotão, a vereadora disse que chegou a conhecer o trabalho realizado pela panificadora, produzindo mais de 6 mil pães por dia, além da educação que é promovida no local, com presos que conquistam a aprovação em universidades. Por fim, agradeceu ao homenageado e pediu que Deus ilumine a vida do profissional, diretor do presídio do Serrotão.

Lenieferson Sucupira – Iniciou a sua fala agradecendo pela propositura, além de agradecer aos colegas vereadores pelas falas direcionadas a ele. Destacou a parceria que o Complexo do Serrotão tem com a Prefeitura de Campina Grande, onde o sistema de saúde é fornecido pela gestão municipal, com serviços de segunda a sexta-feira, com todas as especialidades: enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, clínicos geral, entre outros.

Ele também registrou que por onde passa tenta recuperar aqueles que querem e registrou que infelizmente os veículos de imprensa só vão até o local quando se tem más notícias. Neste sentido, ele informou todas as atividades que estão sendo realizadas no local, como a horta orgânica, a padaria que fabrica mais de 6 mil pães por dia, a fábrica de artefatos de concreto, uma escola com 8 salas de aula e 200 apenados envolvidos em projetos de educação, 100 apenados em atividades de artesanato, com apenados cursando cursos universitários EAD, sendo aprovados em cursos como odontologia (UEPB) e medicina na Universidade Federal de Campina Grande e alcançando a maior nota da redação em nível nacional, com 920 pontos.

O vereador Rostand PB (PP) parabenizou a vereadora Dona Fátima pela propositura e pontuando mais uma vez como é importante o diálogo entre o governo do estado e do município, para que traga esses resultados como esses para a população.

Moysés Morays (PODE) também parabenizou o homenageado em nome da Ordem dos Advogados do Brasil e de todos os advogados, registrando que o diretor realmente merece o reconhecimento e parabenizando a todos que aprovaram a moção de aplausos.

Antes de encerrar a sessão, o vereador Alexandre Pereira (UNIÃO) informou que o recesso da Câmara começa no dia 20 de junho e vai até o dia 10 de julho, mas que no dia 21 será realizada uma Sessão Extraordinária.

O vereador convidou os parlamentares para a próxima sessão ordinária a ser realizada em formato híbrido, na próxima terça-feira (14), a partir das 9h30.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

Foto: Josenildo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo