‘Cordel do Carro Encantado’ abre Semana do Trânsito em Areia

Com o espetáculo teatral “Cordel do Carro Encantado”, a partir das 18h deste domingo (18), será dada a largada para a Semana Nacional do Trânsito na Paraíba, realizada por meio de uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Fundação Espaço Cultural (Funesc). A apresentação será na Praça José Américo, em Areia, no encerramento do Festival de Artes que acontece na cidade desde a última quarta-feira (14).

A programação da Semana do Trânsito seguirá até o dia 25 deste mês e vai usar diversas manifestações artísticas para promover a educação no trânsito. Ao longo da semana serão apresentados espetáculos de dança, teatro e música, e haverá exibição de filmes no Espaço Cine Digital, na Funesc. O ponto alto da programação artística será os shows musicais da dupla Paulo Sérgio e Daniel (sábado, 24) e da banda Paralamas do Sucesso (domingo, 25), às 20h, na Praça do Povo, em João Pessoa.

Quatro cidades – Além de Areia, o público de Campina Grande, Patos, Pocinhos e João Pessoa terá oportunidade de assistir à peça “Cordel do Carro Encantado. Em Campina Grande, será encenada, na Praça da Bandeira, às 18h da próxima segunda-feira (19).

Em João Pessoa, haverá duas apresentações: na quarta-feira (21), às 18h, no Ponto Cem Réis, e na quinta (22), às 18h, na Praça da Paz, nos Bancários. Em Pocinhos, o espetáculo será apresentado na sexta-feira (23), às 19h30, no Centro da cidade.  Já em Patos, a apresentação acontece no sábado (24), às 18h, na Praça Central, ao lado do Hotel JK.

Arte pela paz – “Cordel do Carro Encantado”, de autoria de Tarcísio Pereira, é encenado por atores do grupo Quem Tem Boca é Pra Gritar, com direção de Myrthia Guimarães e supervisão de Humberto Lopes, especializado em técnicas de Teatro de Rua. O espetáculo tem 50 minutos de duração e pretende despertar o público para a necessidade de melhorar o comportamento no trânsito.

Para tanto, foi concebida uma dramaturgia que conta a história de um acidente automobilístico em que tudo se sabe, menos quem foi o carro culpado pela colisão. Na comédia, todos os personagens são carros e motocicletas.Os atores interpretarão os veículos numa espécie de trama policial para se descobrir qual carro foi responsável pela fatalidade no trânsito.

Uma peça cheia de surpresas, música e alegria, além do ritmo em cordel, pois todas as falas são rimadas do início ao fim. Os atores vêm trabalhando na sua elaboração desde o mês de agosto. Além da encenação, a mesma história da peça foi adaptada para um folheto de cordel que será distribuído gratuitamente ao público e às escolas estaduais de todo o Estado, como parte da campanha “Educação e Cultura no Trânsito”.

Educação no trânsito – A Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente, com data fixa de 18 a 25 de setembro. Este ano, a programação envolve cinco municípios paraibanos. A campanha é uma ação educativa promovida por meio da união de todos os órgãos que formam o Sistema Nacional de Trânsito.

Em 2011, as atividades estão incluídas da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito”. A prosposta  foi lançada  durante  uma Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, em março de 2010, que proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, a fim de estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta. Um dos objetivos é reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito em todo o mundo.

Este ano , a Semana Nacional de Trânsito tem como tema “Pare, Pense, Mude”, levando a sociedade a refletir sobre de que maneira cada um pode contribuir para a construção de um trânsito melhor, mais seguro e mais humano.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo