10 vantagens que tornam seu software de gestão escolar mais eficaz

aConfira os benefícios que devem ser analisados ao escolher um sistema de gestão escolar.

Aumentar a captação de alunos, fidelizar os clientes, melhorar o relacionamento e otimizar os processos operacionais, são algumas das necessidades de todo gestor de uma instituição de ensino. O software de gestão escolar deve oferecer todos essas opções, ser completo, seguro e fácil de usar.

“A solução é uma ferramenta que deve ser única e eficaz, para que apenas um sistema gerencie toda a escola. Com isso, todos os colaboradores ficam aptos a executar qualquer tarefa de forma ágil”, afirma Walter Saliba, diretor da Prima, empresa desenvolvedora do software SophiA Gestão Escolar, que oferece soluções de gestão para escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

“A escolha da ferramenta adequada, aliada a uma boa implantação, certamente irá gerar muitos benefícios para a instituição”, completa Saliba.

Veja a seguir quais vantagens que um software de gestão escolar, a exemplo do SophiA, pode proporcionar as instituições de ensino:

1 – Aumento na captação de alunos

Ter opções que tornam possível identificar o retorno com cada ação de marketing. A visão do negócio como um todo potencializa a identificação de oportunidades. É importante que o software ofereça ferramentas para o gerenciamento de contatos e permita a elaboração de estratégias para a captação de novos alunos.

2 – Redução na evasão escolar

É imprescindível estar sempre atento às faltas de cada estudante, bem como identificar os motivos da evasão escolar. A ferramenta de gestão escolar precisa contribuir para o desenvolvimento de ações preventivas à evasão e para a fidelização dos alunos.

3 – Redução dos níveis de inadimplência

O sistema tem de ajudar o gestor da instituição também no acompanhamento e cobrança a alunos inadimplentes, com notificações tanto para os pais e responsáveis, quanto para a administração da escola, para que ambos estejam cientes das pendências financeiras.

4 – Controle financeiro eficiente

É importante que exista um rigoroso controle do contas a pagar, bem como dos recebimentos realizados e futuros. Esta funcionalidade favorece o controle do fluxo de caixa e a melhora na rentabilidade.

5 – Equipes mais produtivas

Automatizar os processos operacionais e fornecer acesso instantâneo às informações, torna os procedimentos muito mais rápidos, e permite que as atribuições de cada funcionário sejam executadas de forma rápida e com qualidade.

6 – Foco no cliente, não em processos

Simplificando rotinas administrativas de forma eficiente e confiável, toda a instituição pode se concentrar em tarefas mais importantes como o bom relacionamento com pais, responsáveis, alunos e mais importante: qualidade de ensino e da prestação de serviços. É imprescindivel também que o software mantenha um histórico das ações de cada cliente, para que em outra ocasião, o colaborador que atendê-lo fique a par da situação rapidamente, e consiga dar continuidade no atendimento.

7 – Suporte às decisões gerenciais

Para que as decisões estratégicas, que são imprescindíveis em qualquer empresa, sejam eficazes, o software deve dar suporte para informações gerenciais em tempo real através de relatórios, planilhas e gráficos de forma rápida e simples. É sempre mais efetivo avaliar os resultados em cima de fatos.

8 – Fidelização e satisfação dos pais e responsáveis

É sempre importante que o relacionamento com os pais e responsáveis seja positivo. Os softwares devem ofereçer formas inovadoras de interação com os clientes da escola, demonstrando que a instituição está atenta às necessidades e segurança do aluno, bem como as preocupações dos familiares, que podem acompanhar o desempenho e a frequência de seus filhos mesmo a distância.

9 – Completo e fácil de usar

Um software com tantas funções, que seja completo e auxilie em todas as demandas escolares deve ser completo, por este motivo, sua utilização é complexa, correto? Não! O software tem de ser fácil de usar, prático e de rápido aprendizado. As demandas internas e atendimento necessitam de agilidade.

10 – Flexível e modular

Cada escola tem sua peculiaridade. Portanto, o melhor software é aquele que atende a demanda escolar, fique adequado ao perfil da instituição e consiga suprir às suas necessidades específicas.

 

Sobre a PRIMA – Pioneira em oferecer as melhores soluções tecnológicas, a Prima é especializada no desenvolvimento de softwares que auxiliam na gestão escolar e de bibliotecas. A linha de softwares SophiA já é utilizada por mais de 2.500 clientes espalhados em todo Brasil e também no exterior. Mais informações: www.prima.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo