DestaquesNacional

Atletas da Vida: conheça as Rafaelas Silvas que não chegaram ao pódio

Eles são a delegação que, a cada dia, deve enfrentar desafios tão cotidianos quanto substanciais: estoque de água, descarte do lixo, chegar aos centros urbanos ou se organizar como comunidade para superar as dificuldades que enfrentam. São os moradores da favela Parque das Missões, localizada em Duque de Caxias/RJ, que através de sua história dão voz à realidade de mais de 6.300 favelas no Brasil, e mais de 100 milhões de pessoas na América Latina que, como eles, vivem nas comunidades mais precárias e invisíveis. Esses são os Atletas da Vida: a delegação que continuará aqui.

Esta nova campanha da organização international TETO, realizada no marco dos Jogos Olímpicos, procura tornar visível a realidade das pessoas que vivem nas favelas mais precárias: sem acesso aos seus direitos mais básicos. A iniciativa mostra o sentido de luta e esforço para superar diferentes adversidades.

Parque das Missões é uma comunidade localizada no estado do Rio de Janeiro, onde vivem cerca de 10.000 pessoas. Entre os principais desafios estão a falta de acesso à água, luz e transporte, além do estigma de quem vive em uma favela. Além disso, a proximidade da comunidade com um rio torna o local em área de risco, por causa da constante inundações.

O sociólogo Juan Pablo Duhalde, de TECHO International (TETO), explica que “as comunidades precárias são a manifestação mais extrema da desigualdade que a América Latina vive hoje. Temos quase dois meses pra definição da Nova Agenda Urbana das Nações Unidas. É tempo para ouvir as propostas e a perspectiva das pessoas que vivem nessas comunidades, que vivem em situação de pobreza, e reconhecer a competição desleal em que encontram-se para acessar e exercer seus direitos”.

Sobre o TETO
TETO é uma organização presente na América Latina e Caribe que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas favelas mais precárias, por meio do engajamento comunitário e mobilização de jovens voluntários. Com a implementação de um modelo de intervenção focado no trabalho lado a lado com moradores de comunidades, o TETO busca construir moradias mais dignas, promover a educação de crianças por meio de oficinas de leitura, e envolver toda comunidade em projetos de melhoria para seus bairros.

O TETO está presente em 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Nicarágua, República Dominicana e Venezuela. Há 10 anos no Brasil, a organização já trabalhou em mais de 100 comunidades, construiu mais de 2.500 casas emergenciais, desenvolveu cerca de 30 projetos comunitários e mobilizou mais de 30 mil voluntários.

Informações para Imprensa:
Bárbara Figueiredo – Diretora de Comunicação
barbara.figueiredo@teto.org.br
(11) 38126926 | (11) 987076295
Danyelle Fioravanti – Diretora de Sede do Rio de Janeiro
danyelle.fioravanti@teto.org.br
(21) 3235-6648 | (21) 972468836


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo