DestaquesEducação

5 cuidados importantes na interação de crianças e medicamentos

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em média 37 crianças e adolescentes de até 19 anos sofrem com intoxicação por medicamentos todos os dias. A mesma pesquisa revela que a exposição errada aos fármacos já fez mais de 245 mil vítimas de casos de intoxicação nos últimos 18 anos. Mais da metade dos casos ocorreram com crianças menores de quatro anos.

Preocupada com a saúde e bem-estar do bebê ao idoso, a rede de farmácias Extrafarma consultou seus farmacêuticos Thaís Pereira e Adriano Ribeiro para identificar os principais cuidados para manter a segurança das crianças quando o assunto é medicação.

  1. Mantenha os medicamentos fora do alcance das crianças 

Essa é uma medida importante para evitar que crianças façam a ingestão de medicamentos acidentalmente. Para prevenir a intoxicação dos menores, recomenda-se guardar os medicamentos em local alto ou em recipientes que possam ser trancados. “Dentro das bolsas, onde muitos costumam carregar medicamentos de uso diário, é importante ter um compartimento só para medicamentos e nunca misturar esses produtos com balas e outros doces. Ao conviver com crianças, os cuidados devem ser redobrados”, alerta a farmacêutica Thaís Pereira.

  1. Nunca associe a ingestão de medicamentos à ingestão de doces 

Sob prescrição médica, quando uma criança precisar tomar uma medicação, o ideal é que o responsável nunca diga que é doce ou bala para convencê-la a ingerir o medicamento. Ao adotar essa abordagem, o menor, sem conhecer os riscos da ingestão desnecessária dos medicamentos, pode querer experimentar as substâncias em horários ou doses erradas. “Seguindo orientações de profissionais da saúde, é importante ser sempre sincero com os menores quando se trata de medicação, sobretudo quando eles já são capazes de assimilar as informações. Fale a verdade para as crianças, explique porque ela precisa do medicamento, para que serve e o que ele trará de benefícios”, explica Adriano Ribeiro.

  1. Saiba se um medicamento pode ou não ser tomado com alimentos e/ou líquidos

Ter esse conhecimento é importante para evitar que o medicamento perca seu efeito ou provoque reações adversas no organismo da criança. Por exemplo, se um medicamento deve ser tomado em jejum, é sinal que a comida influencia na absorção do medicamento pelo organismo. Em outras situações, quando um medicamento deve ser tomado junto com a refeição, é provável que seu efeito seja muito forte. Com essa recomendação, procura-se evitar dores de estômago nas crianças.

  1. Siga a dose correta

É comum medicamentos para crianças serem apresentados na forma de xarope, solução ou gotas, para facilitar a ingestão. Contudo, é importante que a medicação seja administrada seguindo a prescrição médica, usando os doseadores que vêm na embalagem. Esses produtos contêm marcas que indicam os valores e contribuem para que a criança, com o apoio de um adulto responsável, ingira sempre a mesma dose recomendada.

“Quando a criança vomita até 15 minutos depois de tomar o remédio, é recomendado voltar a repetir a dose, pois é pouco provável que tenha havido absorção do medicamento no organismo. Mas, se a criança voltar a vomitar ou se o vômito acontecer depois desse tempo, deve-se consultar o pediatra que receitou o medicamento para saber o que fazer e não colocar a saúde da criança em risco”, reforça o farmacêutico da Extrafarma.

  1. Repasse as orientações aos demais responsáveis pelos menores

Quando o responsável direto pela criança estiver ausente e outra pessoa ficar em seu lugar, é preciso que ela esteja ciente das condições de saúde do menor, se ele está ingerindo algum medicamento e quais as doses e os horários corretos para ministrá-lo. Reforce ainda a orientação sobre a necessidade de guardar o remédio no lugar certo depois.

Thaís e Adriano completam que os farmacêuticos estão sempre à disposição do público para esclarecer todas as dúvidas quanto à forma de administração, armazenamento, horário e dosagem de medicamentos. Com a receita em mãos, o primeiro passo após a saída da consulta com um médico ou pediatra é contar com a orientação desses profissionais para dar sequência ao tratamento e cuidar da saúde das crianças.

Sobre a Extrafarma

Fundada há 58 anos, a Extrafarma atua no mercado de varejo farmacêutico do Brasil. Com mais de 400 lojas e mais de 7 mil colaboradores diretos, a rede conta com mais de 6 milhões de clientes cadastrados no seu programa de fidelidade, o Clube Extrafarma. Em 2014, a empresa passou a fazer parte do Ultra, companhia multinegócios da qual fazem parte também Ipiranga, Ultragaz, Ultracargo e Oxiteno. 

Mais informações:

Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Extrafarma

(11) 5053-5110 / imprensaextrafarma@nectarc.com.br

Isabela Nader – (11) 5053-5127 / isabela.nader@nectarc.com.br

Renata Justi – (11) 5053-5123 / renata.justi@nectarc.com.br



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo