60 anos de fundação: ALPB homenageia a Organização das Voluntárias de João Pessoa

a1A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) prestou homenagem aos 60 anos de fundação da Organização das Voluntárias, durante sessão especial realizada nesta sexta-feira (29), no plenário Deputado José Mariz. A propositura foi do deputado estadual Janduhy Carneiro (PTN). Na oportunidade, foram entregues flores à presidente da instituição, Maria Vitória da Aliança Barreto Paiva, e às colaboradoras mais antigas.

O autor da sessão, Janduhy Carneiro, explanou sobre a importância do voluntariado no trabalho de combate a desigualdade social e a pobreza, responsáveis por índices alarmantes no país, que só na Paraíba atinge a 53,6% da população. Segundo o deputado, é graças ao trabalho de instituições, a exemplo da Organização das Voluntárias, que milhares de pessoas carentes têm acesso ao pão de cada dia e a melhores condições de vida.
“Todo voluntário sabe que mais do que pão, o ser humano precisa ser acolhido, precisa ser estimado, precisa ser cuidado como irmão. E é esse zelo, esse carinho, essa dedicação ao próximo que conta a trajetória humanística da Organização das Voluntárias nos últimos 60 anos”, disse Janduhy. Ainda segundo ele, com muita dificuldade a instituição conseguiu resistir ao tempo, acomodações e até aos eventuais desânimos que a missão solidária suscita.
“A Organização das Voluntárias é uma instituição que valoriza a família, agrega a sociedade e constrói cidadania. E é a todas as integrantes que a Assembleia Legislativa concede votos de aplausos, reconhecendo a importância do trabalho que desenvolvem e o papel estratégico que ocupam em nossa sociedade tão carente”, concluiu.
Em seguida, o deputado Toinho do Sopão (PEN) destacou a atividade assistencial desempenhada pela Fundação da Organização das Voluntárias, por meio do combate a pobreza. Ele também citou o trabalho desenvolvido por ele e por sua equipe, por meio da distribuição diária de cerca de dois  mil copos de sopas e pães para pessoas carentes.
“Isto é solidariedade, é a atenção ao próximo. Eu fico feliz de estar aqui ao lado de um grupo de senhoras que nasceram para ajudar. Deus é muito bondoso e sabe trabalhar por meio daqueles que cuidam e zelam pelas pessoas. Também desempenhamos um trabalho do tipo, e é por isso que parabenizo essas colaboradoras pelo trabalho. Continuem com essa atividade assistencial em prol daqueles que mais precisam”, disse.
Também presente à solenidade, o 2º vice-presidente da ALPB, deputado Trócolli Júnior (PMDB), parabenizou a Organização das Voluntárias pelo trabalho assistencial. O parlamentar peemedebista também destacou a sua atuação junto aos membros da terceira idade, ao longo de 22 anos de vida pública.
“A Paraíba foi um dos Estados que partiram na frente na questão do voluntariado, que hoje é uma ação que envolve nações em todo planeta. Milhares de pessoas se dedicam hoje ao assistencialismo. Em João Pessoa, em especial, essas mulheres atuam diretamente no apoio as pessoas que mais precisam, sejam no auxilio material, no cuidado de saúde e psicológico, entre outros. É um trabalho que merece todo o nosso reconhecimento”, disse Trócolli.

História iniciada por dona Alice Almeida
Quinta gestora na história da Organização das Voluntárias, a presidente da instituição, Maria Vitória da Aliança Barreto Paiva, destacou o empenho de todas as pessoas que colaboraram com o trabalho da instituição desde 1953, ano de sua fundação. Ela citou que, hoje em dia, apenas 45 voluntários continuam promovendo o trabalho assistencial, “seguindo a orientação e os princípios da fundadora, dona Alice Almeida”.

“São 60 anos de amor dedicado aos mais carentes e todo o trabalho realizado tem sido possível graças à colaboração espontânea de voluntários que trabalham com amor e carinho. Nossa equipe é pequena, mas esse trabalho não é só nosso, é de todas as pessoas que passaram pela instituição desde Alice Almeida. Não pretendemos parar, vamos continuar servindo as classes menos favorecidas em nosso Estado”, disse.

Parceira fiel do Hospital Padre Zé
O diretor administrativo do Hospital Padre Zé, Cícero Xavier da Silva, também discursou e agradeceu a Organização das Voluntárias pelos vários anos de parceria na ajuda e no tratamento de pessoas carentes. “Agradeço a Deus por ter esta organização como uma das nossas parceiras mais atuantes em prol daqueles que mais precisam”, frisou.

Neta de uma das colaboradoras mais antigas, dona Azeneth Bezerra de Aragão, a funcionária do Setor de Taquigrafia da ALPB, Micheline Gadelha, deu um depoimento emocionado sobre o trabalho da Organização das Voluntárias. “Eu cresci dentro da organização e sempre presenciei o trabalho dessas senhoras. Agradeço ao deputado Janduhy Carneiro por ter proposto essa sessão especial em homenagem a essas pessoas que dão a vida pelos mais carentes. Se essas voluntárias tivessem um pouco mais de apoio do poder público, o trabalho seria melhor ainda”, pontuou.
Ainda participaram da sessão especial a secretaria da Organização das Voluntárias, Leonia Borges; a mais antiga voluntária, dona Hilda de Arruda Galvão; a representante da Casa da Criança com Câncer, Mirella Andrade; o secretário Adjunto de Habitação de João Pessoa, José Mariz; e a diretora de Taquigrafia, Maria das Graças Ramalho.

Texto: Ângelo Medeiros
Fotos: Aguinaldo Mota e Josivan Gomes



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo