DestaquesSaúde

9 Mitos e Verdades sobre o Estrabismo

Algumas pessoas apresentam problemas nos músculos que controlam os movimentos oculares. Assim, os olhos podem se desviar para dentro, para fora, para cima e para baixo, levando ao estrabismo, condição que atinge de 2 a 5% das crianças e que pode afetar de forma irreversível a visão.

Com a ajuda da oftalmopediatra, Dra. Marcela Barreira, especialista em estrabismo, fizemos uma lista com 9 principais mitos e verdades sobre o estrabismo. Confira:

1- O estrabismo é simplesmente uma questão estética. Mito ou verdade?
Mito. Ao contrário do que se possa pensar, o estrabismo é uma condição que precisa de tratamento, pois pode afetar a visão de forma irreversível quando a criança desenvolve a ambliopia, mais conhecida pelo termo “olho preguiçoso”. Quase metade dos casos de ambliopia tem relação com o estrabismo não tratado, que afeta a visão binocular. A retina capta duas imagens (uma de cada olho) e as envia para o cérebro, que as une em uma única imagem. Entretanto, na criança com estrabismo, o cérebro recebe dois estímulos visuais diferentes e escolhe a melhor imagem.

Essa supressão por tempo prolongado, durante o período considerado crítico para o desenvolvimento visual, que é por volta dos dois anos de idade, e que se completa por volta dos sete, pode levar à supressão irreversível, ou seja, o cérebro irá continuamente favorecer o olho com a melhor visão, reduzindo a capacidade visual do olho afetado. Assim, a criança não irá desenvolver a visão binocular, fundamental para ver imagens em 3D, profundidade e maior campo visual.

2- Estrabismo também pode ser operado adultos. Mito ou verdade?Verdade. O estrabismo pode ser corrigido por meio de cirurgia em bebês, crianças e adultos. Lembrando que o estrabismo causado pela hipermetropia não tem indicação cirúrgica. Outro ponto importante é que nas crianças, o ideal é operar antes dos sete anos de idade, para evitar danos na acuidade visual, principalmente na visão binocular. Já nos adultos, há evidências na literatura atual de melhora na visão binocular, entre outros pontos, sugerindo benefícios físicos e psicológicos da cirurgia.

3-Tampão trata estrabismo? Mito ou verdade?
Mito. Essa é uma dúvida muito comum no consultório. O tampão não é usado para tratar o estrabismo. Ele é usado para prevenir a ambliopia, mais conhecida como olho preguiçoso. O que ocorre é que a criança com estrabismo tende a usar mais o olho saudável em detrimento do olho que apresenta o desvio. Isso pode diminuir ou afetar a acuidade visual, levando a diferenças importantes na visão. O tampão é usado para treinar a visão dos dois olhos e para prevenir a ambliopia. O único tratamento para o estrabismo é cirúrgico ou com lentes corretivas, no caso do estrabismo causado pela hipermetropia.

4-Todo tipo de estrabismo precisa pode ser operado. Mito ou verdade?Mito. Quase todos os tipos de estrabismo podem ser operados. Entretanto, o estrabismo causado pela hipermetropia não tem indicação cirúrgica. Isso porque o olho se desvia devido ao grau deste erro refrativo. Assim, quando o grau é corrigido por meio das lentes, o desvio desaparece. Portanto, nestes casos, não há indicação cirúrgica, mas sim indicação para uso de lentes corretivas. É chamado de estrabismo acomodativo.

5Crianças com síndrome de Down têm mais risco de ter estrabismo. Mito ou verdade?
Verdade. Cerca de 20% das crianças com Down apresentam o estrabismo. A maior parte, cerca de 40%, apresenta o estrabismo acomodativo causado pela hipermetropia.

6-Em bebês, o desvio dos olhos é normal. Mito ou verdade?
Mito. Até os 3 meses, os bebês podem apresentar algum grau de imaturidade visual e apresentar algum desequilíbrio variável no alinhamento dos olhos. Mas, desvios bem estabelecidos e fixos desde o nascimento não mudam e indicam o estrabismo. Portanto, o ideal é levar o bebê em um oftalmopediatra para uma avaliação mais apurada.

7- Estrabismo em adultos pode ter relação com doenças neurológicas. Mito ou verdade?
Verdade. O estrabismo que aparece na vida adulta pode ter várias causas, dentre eles como uma manifestação ocular de uma doença neurológica, por exemplo. Ou ainda de doenças musculares, da tireoide, entre outras.

8-Estrabismo pode ter relação com atrasos no desenvolvimento? Mito ou verdade?
Depende. Na maioria dos casos não há nenhuma relação. Entretanto, o chamado estrabismo divergente constante, ou seja, aquele em que a criança desvia o olho para fora, em direção à orelha, de forma constante, precisa ser investigado. Isso porque pode estar associado à paralisia cerebral ou a outras complicações no parto.

9- O uso de óculos trata estrabismo. Mito ou verdade?
Depende: O uso de óculos trata o estrabismo quando ele é considerado acomodativo e quando há desvio por embaçamento visual, principalmente causado pelo astigmatismo. O uso de óculos também trata o estrabismo causado pela hipermetropia. Nos demais casos, o tratamento padrão é a cirurgia para corrigir o desvio.

Para mais informações, contatar:
Leda Sangiorgio
Assessoria de Imprensa
(11) 98902-0053
leda@agenciahealth.com.br



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo