Para Gabriel Rossi, não existe pessimista bem-sucedido; é hora de usar o marketing a favor das companhias pequenas, médias e grandes
O especialista em marketing Gabriel Rossi alerta: “não existe pessimista bem-sucedido”. Para ele, o empresário deve estar focado, ver além do que o mercado oferece e usar as ferramentas do marketing em seu benefício, para que sua companhia cresça e, em momentos de crise, supere adversidades. Rossi destaca cinco dicas fundamentais para que empresas evitem a miopia do marketing e consolidem sua marca.
- O primeiro passo é compreender o que é marketing. Marketing está além de uma propaganda, de uma ferramenta de promoção. É uma ideologia de organização na perspectiva do mercado para atender ao cliente. Entenda-o como a janela da empresa;
- As empresas tendem a olhar para o espelho e não para a janela. Olhe pela janela, acompanhe o que o consumidor necessita, foque no serviço a ser oferecido, não no produto;
3.Construção e gestão de marcas. Muitas empresas cometem erros ao buscar a comunicação antes de oferecer algo realmente diferente. A partir de uma ideia arrojada e interessante é que se deve iniciar o diálogo com o consumidor;
4.Não siga a tecnologia, siga o comportamento. Na era digital o consumidor contemporâneo procura as marcas para interagir com elas e isso leva boa parte das empresas a cometer o erro de seguir as tecnologias e não o comportamento. É fundamental questionar como o consumidor age nas mídias sociais e sua interação com a marca;
5.Estimule o “boca a boca”. Os consumidores estão cada vez mais mutantes, requerendo dinamismo por parte das empresas. Os princípios fundamentais e cardiais do marketing continuam presentes e se amplificam. O “boca a boca”, o santo graal do marketing, nunca esteve tão em evidência, pois tudo aquilo que é falado sobre a empresa fica guardado para a posteridade em rastros digitais. Por isso, estimular debate é fundamental. Também é importante lembrar que a melhor fórmula para o sucesso é sempre focar no básico, em humanizar seu atendimento e criar um contato direto com o consumido.
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