A luta é dos jovens!

aO Encantador de Flechas é exemplo brasileiro de literatura que retrata adolescentes lutando pelo bem

 O mercado editorial infanto-juvenil é um dos mais promissores na atualidade. Hoje, as prateleiras estão repletas de aventuras, romances e fantasias voltadas a crianças e adolescentes. Os cinemas lotam nas estreias das adaptações mais famosas.

 Em parte, o que atraí esse público novo é a identificação: independente do universo em que a história ocorre, são os jovens que tem papel de destaque ao longo da trama e que lutam para salvar o que está ao seu redor. Foi assim com Harry Potter, que iniciou esse movimento literário, e diversas outras obras que surgiram depois, como Percy Jackson e Jogos Vorazes. Recentemente, a adaptação do segundo livro de Suzane Colins, Em Chamas, faturou US$ 161 milhões em apenas três dias nos EUA.

 No Brasil, um bom exemplo desse estilo de literatura é Supernova – O Encantador de Flechas, escrito por Renan Carvalho e que faz muito sucesso entre o público adolescente. Na trama, a cidade de Acigam vive isolada: o governo fechou as fronteiras, impedindo que os moradores saíssem do local. Não há educação, saúde e transporte de qualidade e as práticas de magia são proibidas. Nesse contexto, é um grupo de jovens que terá um papel fundamental na luta contra a tirania de seus governantes.

 A história é centrada em Leran, um garoto de 17 anos que está prestes a terminar o colégio e não vê nenhuma perspectiva de futuro. Em determinado momento, ele se vê em meio ao grupo rebelde que inicia uma guerra civil. Além disso, sua irmã mais nova, Luana, parece possuir um grande poder oculto e que pode ocasionar diversos problemas.

 No livro, Renan conseguiu reunir diversos elementos que agradam ao público adolescente: um mundo distópico, problemas sociais, magia, romance, aventura e jovens que lutam por aquilo que é certo.

 O papel marcante das mulheres

 Outra característica importante desses livros é a forte presença feminina. Hermione Granger, Annabeth Chase e Katniss Everdeen são bons exemplos. A mulher deixou de ser retratada como sexo frágil e alguém que necessite de proteção. Ela passou a ter papel atuante nas histórias, lutando junto de seus amigos.

 Dentro do universo de Supernova – O Encantador de Flechas, duas personagens femininas se destacam. Luana é a irmã mais nova de Leran e possui um grande poder oculto, que pode significar a vitória dos rebeldes. Já Judra é misteriosa, tem um passado conturbado e que pode impactar muito sua relação com o protagonista.

 As duas, Judra e Luana, possuem uma força e uma importância imensa dentro da história. Elas influenciam Leran e são o centro de sua vida. Porém, nenhuma delas depende dele, por mais que o jovem se sinta na obrigação de protegê-las. Elas se viram sozinhas e seguem o seu próprio destino.

 Todos esses elementos são fundamentais para que os adolescentes se identifiquem com a obra e com os personagens. Assim, os jovens se sentem importantes e percebem que podem, sim, fazer algo para mudar o ambiente ao seu redor.

Sobre o autor: Renan cresceu com um gosto inexplicável por histórias fantásticas. Amante de desenhos, HQs, filmes, games e livros, aprendeu, desde cedo, a criar seu próprio mundo. Era o garoto que escrevia mais de vinte páginas nas lições de redação e tirava zero por ter fugido do tema proposto. Com o passar dos anos, deixou a fantasia de lado e voltou-se para o mundo real. Graduado em Marketing, passou a trabalhar dentro de sua área de formação. Foi apenas com vinte e cinco anos que decidiu buscar os cadernos empoeirados da época de criança e redescobriu sua paixão.

Ficha Técnica:

Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira

ISBN: 978-85-7679-902-3
Páginas
: 360
Formato:
23 x 16 cm
Por:
R$ 34,90

Saiba mais sobre Supernova:

Site Oficial: http://www.renancarvalho.net.br/

Facebook: http://www.facebook.com/supernova.roc

Twitter: @Renanocarvalho

Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/302750

Instagram: http://instagram.com/renan_oc

Grupo de leitores: https://www.facebook.com/groups/553176711395284/



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo