A nova geração das cerdas

Elas evoluíram muito ao longo dos séculos. Atualmente, a qualidade e a quantidade das cerdas são imprescindíveis para evitar o desgaste precoce do esmalte dos dentes e a retração gengival. Um modelo bastante indicado na Europa e no Brasil é a Curaprox 5460 cerdas ultramacias, a única do mercado com 36 opções de cores, além de ter sido testada e aprovada em teste realizado pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

baixa – cerdas.jpgSão Paulo – 25/02/2014 – Você já parou para pensar o tamanho do desgaste que pode haver no esmalte dos dentes e na saúde da gengiva se as cerdas da sua escova dental forem de má qualidade e duras, levando em consideração que a população deveria gastar, em média, oito minutos para realizar a higiene oral que deve ser, no mínimo, três vezes ao dia? Atualmente, só não usufrui de produtos de qualidade quem não quer, pois é possível encontrar no mercado escovas com mais de 5 mil cerdas ultramacias feitas de Curen®, consideradas o que existe de mais sofisticado para não agredir a cavidade oral.

No entanto, ao longo da história da humanidade, nem sempre foi assim. Este instrumento rudimentar utilizado há mais de 3.000 anos a.C era confeccionado artesanalmente a partir de ramos de plantas, fibras vegetais ou raízes de árvores que, quando desfiados, se pareciam com um pequeno pincel, com capacidade de limpeza. Já no século XV, foram desenvolvidas na China escovas dentais feitas com pelos de animais, principalmente do porco e do cavalo. Já no século XVIII, por volta de 1780, os ingleses apresentaram ao mundo uma escova dental “moderna”. O cabo também era feito de osso e as cerdas de pelo de porco eram amarradas dentro de buracos perfurados.

Contudo, o Cirurgião-Dentista, Mestre e Doutor em Odontologia pela USP, Hugo Lewgoy recorda que ainda demorou décadas para as escovas se tornarem menos agressivas. “Em 1938, Robert Hutson desenvolveu para a empresa Du Pont as cerdas de Nylon utilizadas até hoje na grande maioria das escovas. O problema é que o Nylon (com o passar do tempo e na dependência da carga da escovação) pode acabar desgastando o esmalte dental e provocando recessão gengival. As cerdas de Curen® das escovas CURAPROX são patenteadas e indicam uma verdadeira revolução na direção de uma escovação atraumática”, afirma o professor.

As cerdas do século XXI
A sociedade moderna não precisa utilizar escovas com cerdas de má qualidade e duras que, ao longo do tempo, provocam o desgaste do esmalte dental e a retração gengival. Isso acontece porque uma das principais empresas de higiene oral do mundo está investindo em valor agregado nas cerdas. O último avanço nesse segmento são as cerdas de Curen®, confeccionadas com microfibras sintéticas.

“Este tipo de cerda não provoca o desgaste do esmalte e a retração gengival. Um dos modelos mais indicados no Brasil e na Europa é a Curaprox 5460 cerdas ultramacias de Curen®. Na medida em que as cerdas ficam mais macias é necessário aumentar a sua quantidade para que a efetividade seja a mesma. Além disso, uma quantidade maior de cerdas favorece a desorganização do chamado biofilme oral ou placa bacteriana de uma forma mais efetiva. Quanto mais cerdas (desde que sejam do tipo ultramacias e confeccionadas com fibras de Curen®), melhor a limpeza sem desgastar o esmalte dental ou machucar as gengivas”, detalha o Dr. Lewgoy.

CURAPROX: Os produtos CURAPROX refletem décadas de pesquisas, um conhecimento profundo sobre higiene oral e o trabalho em cooperação com as principais lideranças profissionais da Odontologia mundial. Estes produtos traduzem-se em benefícios abrangentes com alta qualidade e sofisticação para garantir a prevenção das doenças orais de forma totalmente eficiente e sem machucar as gengivas.
www.curaprox.com.br
www.facebook.com.br/CuraproxBrasil
Jornalista responsável: Rodrigo Hernandes (Mtb-SP 40.598)
Cel: 11-99354-5230 | Tels: 11-2061-7919/2061-5709
Av. Paes de Barros, 2659 – cj. 27 – CEP 03149-100- São Paulo – SP
rodrigo.hernandes@holdingcom.com.br

Load More Related Articles
Load More By edsolza
Load More In Releases
Comments are closed.