Nacional

ABEAR lança o Guia do Passageiro

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) está lançando a primeira edição do Voar Melhor – Guia do Passageiro. A iniciativa faz parte de uma estratégia de aproximação com o público consumidor, sobretudo aqueles que ainda estão descobrindo as vantagens do transporte aéreo. Para isso, reúne um banco de orientações que vão auxiliar esse passageiro desde o planejamento da viagem até o desembarque.

O lançamento da publicação está em linha com a expectativa do fluxo de passageiros nos aeroportos em função do feriado de Carnaval, que, junto com as férias escolares, representa o maior pico de embarques e desembarques no ano. Além disso, é uma oportunidade para se ter uma prévia de como será a movimentação nos terminais durante a Copa do Mundo, que começa em junho.

A concepção do material está diretamente relacionada ao aumento do tráfego de passageiros nos aeroportos. De acordo com o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, nos últimos 12 anos o país passou a viver uma nova dinâmica econômica que permitiu não apenas a melhoria de renda do consumidor brasileiro, mas o acesso a novos serviços e experiências, como é o caso do transporte aéreo. No início da década de 2000, a possibilidade de se realizar uma viagem de avião por menos de R$ 100 não existia, explica. No entanto, o país criou condições para um novo modelo de negócios, a partir da liberdade tarifária, que permitiu reduzir o valor da passagem em mais de 40% em relação ao que era praticado em 2002. “Mais do que baixar preços, conseguimos democratizar o transporte aéreo”, enfatiza Sanovicz. O principal resultado disso está no crescimento do volume de passageiros – que triplicou nesse período – saindo dos 30 milhões e superando a marca dos 100 milhões em 2013.

Com base nesse cenário, um movimento comum é a migração do usuário do transporte rodoviário para o aéreo, destaca Adalberto Febeliano, consultor técnico da ABEAR. Preços mais atraentes e uma redução acentuada no tempo de viagem são os principais benefícios percebidos. “O mercado deve estar preparado para receber esse novo perfil de consumidor, que ainda se familiariza com uma série de procedimentos”, explica. É para prestar exatamente esse tipo de serviço que o Guia foi criado. Com ele, o passageiro vai poder se informar sobre como pode obter os melhores preços nas passagens, esclarecer dúvidas sobre documentação necessária para o embarque em voos domésticos e também internacionais, além de dicas importantes que irão ajudá-lo a organizar sua bagagem.

Outra preocupação da ABEAR foi manter o consumidor informado sobre procedimentos necessários para o embarque de pessoas que necessitem de cuidados especiais, como gestantes, pacientes que tomam remédios controlados e também usuários com locomoção limitada, como cadeirantes. O Guia também reúne orientações sobre cuidados necessários para o desembarque em outros países, como vacinas exigidas pelas autoridades de saúde, quais tipos de alimentos podem ou não embarcar, bem como providências a serem tomadas para o embarque de animais de estimação. “Porém, é fundamental que o passageiro consulte sempre sua companhia aérea para estar completamente em linha com os procedimentos necessários”, conclui Febeliano. 

De olho na Copa

Com a expectativa do fluxo de turistas estrangeiros durante o período de Copa do Mundo, a ABEAR já prepara uma versão em inglês e também em espanhol do Guia do Passageiro, que estará disponível em formato de aplicativo para smartphones e tablets. Desta forma, o turista poderá acessar de maneira ágil todo o conteúdo, além de ter condições de realizar pesquisas rápidas sobre a informação de seu interesse. A versão online do Guia do Passageiro já está disponível para download no http://abear.com.br/uploads/arquivos/dadosefatosarquivos/GuiadoPassageiro_240214_site.pdf


ABEAR

A ABEAR foi criada em 2012 pelas cinco principais companhias aéreas brasileiras – AVIANCA, AZUL, GOL, TAM e TRIP, com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. Entre suas estratégias de atuação estão planejar, implementar e apoiar ações e programas que promovam o crescimento da aviação civil de forma consistente e sustentável, tanto para o transporte de passageiros como para o de cargas. As empresas fundadoras representam 99% do mercado, empregam 57 mil pessoas, dispõem de mais de 450 aeronaves e fazem cerca de 2.700 voos diários. A entidade tem ainda mais duas associadas: TAM Cargo e TAP. 

Canais e endereços eletrônicos da ABEAR

www.abear.com.br

Facebook – facebook.com/voarpormaisbr

Twitter – @abear_br 

Para mais informações

David Maziteli, Leandro Bortolassi, Ricardo Meireles

(11) 2369-6007

imprensa@abear.com.br



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo