Saúde

Abril Marrom: mês é dedicado à prevenção da saúde ocular e combate a cegueira

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas, no entanto, a cada 5 segundos uma pessoa fica cega no mundo, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que ainda estima um aumento significativo da cegueira e dos problemas de visão, até 2020, em função de fatores ligados aos hábitos cotidianos e doenças crônicas.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam 6,5 milhões de brasileiros com deficiência visual. Ao redor do mundo, são cerca de 40 a 45 milhões de pessoas cegas e outros 135 milhões com limitações severas de visão, segundo a OMS. “A maioria desses casos poderia ter sido evitada se houvesse mais efetividade na prevenção e no tratamento. Uma rotina de visitas ao oftalmologista é fundamental para melhorar as condições de saúde ocular das pessoas no país”, explica Dr. André Gomes, médico oftalmologista e integrante do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

Por isso a conscientização é tão importante e o Abril Marrom, desde 2016, é dedicado a geração de conhecimento e engajamento sobre a saúde ocular. O marrom foi escolhido por ser a cor da íris da maioria dos brasileiros. A íris é aquela parte mais visível e colorida dos olhos e tem como função controlar os níveis de luz que entra neles.

Três fatores são decisivos para a manutenção da saúde ocular: estilo de vida equilibrado, diagnóstico precoce e tratamento adequado. “Hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e prática de atividades físicas ajudam na preservação da saúde global do indivíduo, com ganhos importantes também na saúde ocular. Já no quesito prevenção, visitas regulares ao oftalmologista são a melhor forma de garantir um diagnóstico antecipado e o tratamento correto, que são fundamentais para que o paciente possa manter uma boa visão ao longo da vida”, afirma o especialista.

Entre as principais causas da cegueira em adultos estão a Catarata, o Glaucoma, o Edema Macular Diabético (EMD) e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

 

Pinheiro, Nayrim Nayrim.Pinheiro@bcw-global.com



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo