Cotidiano

Agentes da PMCG recebem capacitação sobre novas alterações no Código de Trânsito Brasileiro

Em Campina Grande curso será ministrado por servidor da STTP, promovendo economia dos recursos públicos

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), está promovendo uma capacitação direcionada aos Agentes de Trânsito da autarquia. O curso é sobre as novas alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que começaram a valer desde a última segunda-feira, 12 de abril.

Com a orientação do superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, o curso é ministrado pelo agente Klênio Barbosa, servidor da autarquia e especialista em Planejamento e Gestão de Trânsito. Com essa determinação, não foi necessário contratar nenhuma consultoria externa, o que representa uma economia de recursos públicos.

A proposta do curso é atualizar os profissionais a respeito das 57 alterações realizadas no CTB pela lei 14.071, sancionada em outubro de 2020 pelo Governo Federal.

Segundo Dunga Júnior, a capacitação é essencial para que os Agentes de Trânsito realizem seus trabalhos com mais excelência, contribuindo para que a fiscalização e a educação no trânsito de Campina Grande sejam realizadas de maneira mais efetiva, fortalecendo a segurança viária e melhorando a mobilidade urbana. Para não causar aglomerações e diminuir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, os agentes que participam do curso estão divididos em seis turmas.

O foco principal do curso está nas mudanças que dizem respeito às normas fiscalizadas pelo município, a exemplo das infrações relativas às paradas de veículos em ciclovias e ciclofaixas e a não redução da velocidade ao ultrapassar ciclistas. Além disso, tópicos ligados ao transporte de crianças em motocicletas e em cadeirinhas nos automóveis também foram modificados. Outras mudanças aumentam as pontuações necessárias para o condutor ter o direito de dirigir suspenso e convertem multas leves e médias em advertências.

A Divisão de Educação de Trânsito (DET) da STTP está explicando as principais mudanças do CTB no seu perfil no Instagram (@det_sttp), de maneira lúdica e simplificada. Também será disponibilizado um curso on-line sobre as alterações no CTB, acompanhado de uma cartilha informativa, ainda neste mês de abril. O curso vai ser gratuito e aberto para todo o Brasil.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo