Cotidiano

Agentes da STTP realizam operações especiais de prevenção e segurança viária para pedestres

A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP, está realizando nova etapa da operação de fiscalização, prevenção e segurança viária para pedestres que praticam atividades físicas em determinadas vias de grande movimentação no município.

A operação acontece de segunda à sexta-feira em dois turnos, das 4 às 7h, e de 16 às 18h, em pontos como Avenida Canal (centro), Av. Juscelino Kubitschek e Rua João Cavalcante de Arruda (Presidente Médice), e Canal de Bodocongó, onde são utilizados aproximadamente 14 agentes por turno, com o apoio de viaturas e motocicletas.

De acordo com Gustavo Alvarez, Gerente de Trânsito da STTP, o objetivo da operação é educativo e para que se evite acidentes. “o trabalho das nossas equipes é de orientar condutores de veículos quanto ao respeito à faixa de pedestres e velocidade das vias, aos motoqueiros, que evitem trafegar pelas calçadas e canteiros, e aos pedestres e ciclistas sobre a correta utilização do corredor ciclístico, como também da travessia na faixa de pedestres.

A cabeleireira Joseane Silva, que diariamente utiliza a Av. JK para fazer caminhada, disse que “Infelizmente, a gente vê vários casos de falta de educação no trânsito principalmente por motoqueiros que insistem em atravessar a via utilizando o canteiro central, se misturando e levando perigo para os caminhantes”, comentou.

Todos os agentes envolvidos na operação também estão alertando a comunidade sobre regras de trânsito, essencialmente no tocante ao uso seguro das calçadas e ciclovias, além da faixas de pedestre, semáforos e das demais normas previstas no Código de Trânsito.

Ainda segundo outros populares, a presença dos agentes tem obtido resultados positivos, evitando que muitos condutores de veículos estacionem ou transitem por exemplo na ciclofaixa, expondo o ciclista a riscos desnecessários. “Por isso é muito importante que operações como esta ocorram sempre aqui Av. Canal”, disse a estudante e ciclista Roberia Felicia.

Diferente das ciclofaixas, em que as principais irregularidades registradas são estacionamento proibido e circulação de veículos, nos demais locais das vias outras infrações são identificadas, conforme informou o supervisor de trânsito da STTP – Kyrbb Sérgio. “Lamentavelmente temos constatado várias irregularidades dos motoristas e motoqueiros que, por inteira desatenção utilizam de práticas consideradas infrações de trânsito, e que põe em risco a vida das pessoas”, observou.

Codecom PMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo