Política

ALPB assina convênios do Proquale com mais 42 câmaras municipais

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) firmou parcerias com 42 câmaras municipais, na tarde desta quarta-feira (26), durante solenidade na cidade de Campina Grande. A assinatura do convênio do Programa de Qualificação Continuada do Poder Legislativo (Proquale) foi realizada pelo presidente da Casa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), com os representantes das Câmaras Municipais conveniadas.

O programa, que tem a finalidade de capacitar os servidores públicos das casas legislativas, é uma parceria entre o Legislativo Estadual e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), e vai oferecer 13 cursos online para melhorar o trabalho realizado pelos funcionários das câmaras municipais e dos vereadores.

O presidente Ricardo Marcelo (PEN) e os representantes do Proquale garantiram a adesão de mais de 170 cidades e destacaram a pretensão da ALPB de incluir os 223 municípios paraibanos nos convênios. “Vamos investir recursos em ações que beneficiem diretamente a população. É isso que estamos fazendo, ao possibilitar que servidores tenham a oportunidade de se capacitar e receber informações que interfiram diretamente no serviço que desenvolvem”, disse o presidente.

Além de Campina Grande, foram firmados convênios com as Câmaras de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alcantil, Algodão de Jandaíra, Arara, Areia, Areial, Aroeiras, Assunção, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Caturité, Esperança, Fagundes, Gado Bravo, Itatuba, Juazeirinho, Lagoa Seca, Livramento, Massaranduba, Matinhas, Montadas, Natuba, Olivedos, Pocinhos, Puxinanã, Queimadas, Remigio, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, São Domingos do Cariri, São Sebastião de Lagoa de Roça, Serra Redonda, Soledade, Taperoá, Tenório, Umbuzeiro e Riachão do Bacamarte.

As inscrições  já estão sendo feitas no site da Assembleia (www.al.pb.gov.br) e vai até 3 de abril. Os servidores inscritos serão acompanhados por uma equipe de professores da FGV até 2015. “Vamos nos comunicar com as outras Câmaras para que acompanhem o programa. Os cursos serão um marco para o Legislativo e quero que todos participem”, ressaltou o presidente da Câmara de Campina Grande, Nelson Filho.

Os deputados Arnaldo Monteiro (PSC) e Assis Quintans (Democratas), coordenador da agenda positiva da ALPB, participaram do evento. Antes da assinatura dos convênios, os representantes das Câmaras participaram de uma palestra da presidente da Comissão de Implantação do Proquale, Cida Lobo, que explicou como serão ministrados os cursos. “O trabalho tem sido extremamente cuidadoso para que a meta seja atingida”, disse Arnaldo Monteiro.

“A ação realizada pela Mesa Diretora é desafiadora. É a primeira vez que presenciamos uma iniciativa como esta, que vai proporcionar a melhoria e qualificação do trabalho desenvolvido nas câmaras municipais de toda a Paraíba. Há um ano estudamos as dificuldades que os funcionários e parlamentares têm, e os cursos pretendem melhorar a problemática”, explicou o deputado Assis Quintans.

São três mil vagas oferecidas nas áreas de Direito Civil , Direito Tributário ,Gestão de Projetos, Auditoria Contábil, Gestão e Avaliação de Políticas Publicas, Controladoria,Gestão de Pessoas na Administração Pública,Gestão de Qualidade Projetos Públicos , Gestão de Serviço Público, Licitações e Controle Administrativo, Gestão Organizacional Finanças de Setor Público, Gestão Tributária, e Responsabilidade na Gestão Pública.
Na sexta-feira (28), o presidente Ricardo Marcelo e os representantes do Proquale firmarão mais parcerias com Câmaras Municipais durante solenidades nas cidades de Guarabira e Itabaiana.

Texto: Alexandre Kito
Fotos: Nyll Pereira



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo