Política

ALPB firma convênios com câmaras municipais para capacitar servidores

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vai firmar convênios com câmaras municipais para oferecer cursos de capacitação aos servidores públicos. Os municípios que participarão da ação de parceria são Cajazeiras, Sousa, Itaporanga, Princesa Isabel, Patos, Catolé do Rocha, Monteiro, Serra Branca, Campina Grande, Guarabira, Itabaiana, Cuité, João Pessoa e Mamanguape.

Os cursos serão oferecidos pelo Programa de Qualificação Continuada do Legislativo da Paraíba (Proquale), por meio de convênio firmado entre a ALPB e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo o presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN), o objetivo é que as parcerias sejam feitas em todas as cidades do Estado. “Queremos fornecer elementos para que os servidores prestem cada vez mais um serviço de qualidade à população”, disse.

Ricardo Marcelo ressaltou a necessidade dos cursos. “É um trabalho pioneiro, que será realizado por detectarmos uma ausência de capacitação na Assembleia e nas Câmaras. Com a assessoria da Fundação Getúlio Vargas, que vai conceder o diploma e ministrar a qualificação, vamos contribuir com as 223 câmaras dotando de capacitação em áreas como orçamento e regimento interno”, explicou.

Nesta quinta-feira (20), serão feitas as assinaturas dos convênios com as Câmaras Municipais de Cajazeiras e Sousa. Em Cajazeiras, a solenidade será a partir das 10h. Já em Sousa, às 15h.

Na sexta-feira (21), os convênios serão firmados nos municípios de Itaporanga e Princesa Isabel; no dia 24 em Patos e Catolé do Rocha, dia 25 em Monteiro e Serra Branca. Em Campina Grande, a parceria será realizada no dia 26. Em Guarabira e Itabaiana, dia 28. Já em 3 de abril será em Cuité, e em 4 de abril nas Câmaras de João Pessoa e Mamanguape.

O convênio vai qualificar servidores nas áreas de gestão, de projetos e prestação de serviços públicos, de licitações, de tributos, de contabilidade e controle administrativo, entre outros temas. Funcionários da Assembleia Legislativa também terão direito a se inscrever no Programa de Qualificação Continuada.

A parceria vai garantir a oferta de três mil vagas destinadas, prioritariamente, aos funcionários efetivos e comissionados do Legislativo municipal, mas que também serão disponibilizadas para contemplar, numa segunda etapa, servidores de prefeituras, do Governo do Estado e de universidades que demonstrarem interesse.

Sobre os Cursos – Os cursos do FGV Online são veiculados, essencialmente, via internet e neles a utilização de diversos recursos multimídia fomentam a busca de informações, a reflexão sobre elas e a reconstrução do conhecimento, além de aperfeiçoar a interação entre alunos e deles com o professor-tutor, responsável pelo suporte acadêmico à turma.

Além de agregar tecnologias de educação à distância à capacitação do servidor, é objetivo do programa propiciar às instituições envolvidas a implementação de uma política de recursos humanos que promova o contínuo desenvolvimento pessoal e profissional dos seus servidores. E assim valorizá-los por meio de ações voltadas “ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências que lhes permitam adquirir as ferramentas essenciais ao exercício de sua função.”

Inscrição e certificado – O processo de inscrição nos cursos será feito em duas etapas, sendo a primeira uma pré-inscrição no site do programa, acessível através do portal da Assembleia Legislativa ( http://www.al.pb.gov.br/cursosfgv ). Em seguida é feita uma espécie de validação, pela Fundação Getúlio Vargas, do formulário preenchido via internet pelos interessados para que seja possível, assim, adequar o perfil dos inscritos ao conteúdo pedagógico dos cursos ofertados. Será expedido aos servidores que concluírem os cursos um certificado de participação, liberado no prazo máximo de 180 dias após a aprovação de cada aluno.

Texto: Alexandre Kito



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo