ALPB lança campanha Outubro Rosa com palestra e programação especial

a2A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma sessão especial nesta quinta-feira (3) de lançamento da Campanha Outubro Rosa para sensibilizar a população sobre a prevenção do Câncer de Mama. Durante o evento foi realizada uma palestra proferida por Marina Cartaxo com a finalidade de informar sobre o diagnóstico precoce da doença.

A Campanha este ano tem como slogan ‘Carregue no peito a certeza de uma vida saudável, faça o auto-exame’ e está integrando pelo primeiro ano o calendário institucional da Casa se unindo ao movimento internacional que simboliza a luta contra o Câncer de Mama.

O presidente do Poder Legislativo, deputado Ricardo Marcelo (PEN), presidiu a sessão e destacou a importância da iniciativa da ALPB como forma de esclarecer à população.
“É uma discussão importante, pois temos que prevenir os paraibanos sobre como cuidar da doença. É uma campanha educativa e esclarecedora para que todos possam ter acesso às informações e aos seus direitos, inclusive para que possam utilizar os recursos públicos que são constitucionalmente assegurados aos cidadãos”, ressaltou o parlamentar.

Durante todo o mês de outubro a Casa Epitácio Pessoa vai realizar uma programação especial. A campanha vai divulgar a importância do auto-exame e mostrar que existem leis que beneficiam as mulheres vitimas da doença. Além disso, o prédio do Legislativo está iluminado de rosa e o site e redes sócias estão revestidos da mesma cor.

“Fizemos uma programação especial e queremos chamar a atenção para este grave problema, pois nosso papel é informar e levar campanhas educativas até o povo paraibano”, disse o presidente Ricardo Marcelo ao explicar, durante seu discurso, sobre a inclusão do Outubro Rosa no calendário da Assembleia Legislativa.

A médica Marina Cartaxo proferiu uma palestra que teve o objetivo de alertar e mostrar como é feito o tratamento do câncer na Paraíba. As pessoas puderam tirar dúvidas durante as explicações da profissional de saúde e também tiveram a oportunidade de relatar suas experiências para lidar com a enfermidade.

Emocionada, a integrante do Grupo Amigo do Peito, Patrícia Meira, expôs as dificuldades que teve ao enfrentar a doença e explicou o trabalho que tem realizado junto a instituição não governamental e sem fins lucrativos que tem seu foco direcionado ao apoio de pessoas acometidas de neoplasia maligna.

“Quando descobrimos que estamos com a doença tiramos força de onde não temos. Fiz a retirada total da mama esquerda, logo após o meu aniversário e digo a vocês que o melhor é estar viva e ao lado da família. Terminei meu tratamento, voltei a trabalhar, concluí meu mestrado e tenho tantos outros planos para o futuro. Me engajei na ONG Amigos do Peito e hoje tenho ajudado as mulheres a enfrentar a situação difícil que é o tratamento da mama”, explicou Patrícia.

A sessão especial teve a participação do Coral da Casa, que homenageou com músicas as pessoas que compareceram ao lançamento. Estavam presentes na mesa, além do deputado Ricardo Marcelo, os deputados Trócolli Júnior (PMDB), Toinho do Sopão (PEN), Daniella Ribeiro (PP), a presidente da APPL, Crisneilde Rodrigues (homenageada na sessão pelo trabalho à frente da Associação), a representante da Capitania dos Portos da Paraíba, Kalyne Bandeira, a representante da OAB, Caroline Lopes Correia Lima, e o diretor do departamento de saúde da Assembleia Legislativa, Túlio Germano Cordeiro.

Dados – Este tipo de câncer deve vitimar cerca de 8,8 mil mulheres só este ano na Paraíba, segundo dados da Sociedade Paraibana de Mastologia. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados 49.400 novos casos de câncer de mama em 2013, com um risco de 49 casos a cada 100 mil mulheres, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde já existe uma concentração maior de diagnósticos da doença. Segundo dados do DataSUS do Ministério da Saúde, o número de mulheres que morreram por causa do câncer de mama aumentou 45% em 10 anos.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo