Economia

“Amanhã não haverá comboios”: Como será a greve da CP nos próximos dias

 

O presidente do Sindicato dos Maquinistas da CP, António Domingues, revelou, esta quarta-feira, que não está previsto qualquer comboio em nível nacional na quinta-feirasegundo dia de greve dos trabalhadores, adiantando que a partir de sábado a greve será parcial e só terá impacto nos comboios de passageiros até ao dia 16 de fevereiro.

O presidente do Sindicato dos Maquinistas explicou que “amanhã haverá paralisação total”, pelo que “na sexta-feira a greve ainda terá um grande impacto“.

Depois, “a partir de sábado, a paralisação será parcial. Faremos greve, em termos médios, meia hora no trabalho diário. A circulação de comboios será afetada, mas será de forma parcial, não terá este impacto que prevemos para amanhã e depois”.

A greve parcial será “até dia 16” e daí em diante “os comboios de passageiros não serão afetados”.

Do lado da CP, a empresa prevê “fortes perturbações” na circulação até ao dia 21 de fevereiro, uma vez que não foram decretados serviços mínimos.

A “grande razão” desta greve, explicou António Domingues, está relacionada com o facto de a empresa estar a propor “aumentos salariais muito aquém da inflação”.

No início da semana, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, manifestou “toda a disponibilidade” do Executivo para reunir com os sindicatos e tentar evitar as greves na CP, considerando que “há sempre toda a disponibilidade da parte do Governo para reunir e resolver os problemas que se vai enfrentando”.

A CP lembra que “aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, Interregional e Regional, a CP permitirá o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe“.

 

Notícias Ao Minuto Brasil

Foto: © Reuters



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo