Cotidiano

Aplicativo desenvolvido em Campina Grande ajuda profissionais de saúde a utilizar respiradores mecânicos

O respirador mecânico é um dos equipamentos médicos indispensáveis para salvar a vida de pacientes infectados pela Covid-19 em estado grave. No entanto, o que muitos desconhecem é que a operação deste aparelho requer capacitação e uma série de ajustes específicos por parte do profissional de saúde.

Foi diante deste cenário que o desenvolvedor campinense Gustavo Pereira Cavalcanti criou um aplicativo para ajudar os profissionais a utilizarem os respiradores mecânicos de forma mais ágil e segura. O App “Physio Tools” está disponível gratuitamente nas lojas online App Store (iOS) e Google Play (Android), e já teve mais de 1 mil downloads.

“Os fisioterapeutas e outros profissionais da área de saúde que operam este tipo de equipamento precisam fazer uma série de cálculos e ajustes, de acordo com as características de cada paciente, o que é um processo demorado e passível de erros. Com o aplicativo, os cálculos são feitos automaticamente com base nos dados inseridos na ferramenta, o que proporciona ganho de tempo e mais segurança”, explica Gustavo.

O uso do aplicativo no protocolo médico dos pacientes com a Covid-19 foi oficializado na manhã desta quarta-feira (20), em uma videoconferência com a presença do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, Lucas Ribeiro, e do chefe da fisioterapia do Hospital Municipal Pedro I, Artur Quirino Ramos.

Conforme Lucas Ribeiro, trata-se de uma ferramenta eficaz e ágil, extremamente importante em virtude da urgência da pandemia. “É a tecnologia nos ajudando a ganhar tempo, a salvar vidas, otimizando o trabalho dos profissionais que estão na linha de frente desse combate e que precisam mais do que nunca de soluções práticas e eficazes”, destaca.

De fato, o aplicativo já tem a aprovação de muitos profissionais, especialmente no Hospital Municipal Pedro I, unidade referência para o tratamento dos pacientes com a Covid-19 em Campina Grande, afirma Artur Quirino, chefe de fisioterapia da unidade.

“Recomendamos o uso do aplicativo na unidade para agilizar e dar mais precisão no atendimento aos pacientes e estamos tendo um retorno muito positivo de todos os profissionais que estão fazendo uso da ferramenta”, afirmou Artur.

Codecom PMCG

 



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo