CotidianoDestaques

Arena Digital “Mulheres que inspiram” terá sua segunda edição no dia 26 de março

A Prefeitura de Campina Grande, através das Secretarias Municipais de Cultura e da Ciência, Tecnologia & Inovação, realizou nesta segunda-feira, 8 de março, a primeira edição do Arena Digital com a temática “Mulheres Que Inspiram”. A iniciativa foi uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento, apresentado ao público por meio de uma live, foi realizado no Teatro Municipal Severino Cabral com a presença da primeira-dama da cidade, Juliana Figueiredo Cunha Lima.

A transmissão aconteceu pela TV UEPB, através do canal da Prefeitura de Campina Grande, no YouTube. A live levou ao Teatro Municipal mulheres de diversos segmentos profissionais que abordaram sobre suas trajetórias.

O evento aconteceu com o apoio das Secretarias Municipais da Educação (Seduc) e de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), TV UEPB, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Brisanet, La Suíssa e Imperial Pizza.

A professora de matemática da rede municipal e estadual de ensino, Sonaly Duarte, falou sobre sua trajetória e as dificuldades do ensino remoto no período pandêmico. A profissional recebeu o Prêmio Professor Nota Dez, pelo trabalho desenvolvido no ano de 2020.

Depois, a cantora Janine Lima abordou sua jornada na música e na enfermagem. Ela destacou a importância do Centro Cultural Lourdes Ramalho em sua formação. Foi lá onde obteve os primeiros contatos com a arte. Janine, que canta em bailes, formaturas e casamentos, falou sobre o período de pandemia e a adaptação que os artistas precisaram fazer para transformar seus shows em lives.

Outra convidada foi Geisa Brito, que falou da sua trajetória profissional no Serviço Social da Indústria (Sesi/PB). Ela disse que iniciou seu trabalho em gestão de pessoas no Sesi, à convite do Presidente da Fiep, Francisco Buega Gadelha. Hoje, Geisa é responsável por quase 500 colaboradores (mais de 250 são mulheres), que trabalham em diversas áreas como a engenharia, técnica em segurança e educação física.

Primeira-dama – Encerrando a noite de palestras, a psicóloga e primeira-dama de Campina Grande, Juliana Figueiredo Cunha Lima, apresentou sua trajetória desde a infância, onde teve a influência de sua avó Olga, no cuidado com as pessoas. Juliana foi profissional de kart, uma área predominantemente masculina, mas ressaltou que essa questão nunca a impediu de realizar este sonho. Ela destacou seu trabalho como psicóloga e como isso está contribuindo para o seu papel de primeira-dama.

Segundo a secretária municipal de Cultura, Giseli Sampaio, a primeira edição do evento foi importante para mostrar o papel da mulher dentro de uma construção social que ultrapassa as questões de gênero.

“O Arena Digital nos proporcionou um entendimento numa verdade muito ampla de tudo que se referencia e humaniza a alma feminina. A realização do evento é entender tudo o que ‘Mulheres que Inspiram’ traz nessa relação muito tênue desse universo feminino. O propósito foi um só, trazer a história de vida dessas mulheres para segmentar a construção de uma identidade. A mulher é muito mais que um gênero. A mulher é a plenitude de uma construção social”, afirmou Giseli Sampaio.

A secretária de Ciência, Tecnologia & Inovação, Laryssa Almeida, destacou o lado tecnológico do evento que contou, inclusive, com o certificado em blockchain, que é um certificado digital acessado através de um QRcode.

“O Arena Digital é uma iniciativa que coloca Campina Grande em aliança do clássico com o moderno. Seguindo a ‘pegada’ de inovação, a Arena coloca um cenário high-tech no berço cultural que é o Teatro Municipal Severino Cabral. Essa junção reflete o que é a nossa Grande Campina: inovadora e cultural. Ontem conhecemos um pouco mais das nossas mulheres brilhantes. E no dia 26 de março teremos mais uma dose de muitas boas e inspiradoras histórias”, ressaltou Laryssa Almeida.

O Arena Digital “Mulheres que inspiram”, que terá sua segunda edição no próximo dia 26 de março com a mesma temática, também contou com as apresentações culturais das cantoras Erika Marques e Roseane Barbosa, acompanhadas dos músicos da Orquestra Filarmônica Epitácio Pessoa, assim como da bailarina Jéssica Oliveira, que abrilhantaram o evento com muita arte e música.

Fonte: Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo