Releases

Articulação do semiárido na PB realiza encontro estadual de balanço e planejamento

Com o objetivo de refletir a partir da realidade das dinâmicas territoriais, sobre as políticas públicas de convivência com o Semiárido e as práticas agroecológicas, tirando linhas de ação para atuação em Rede em 2014, a Coordenação Estadual Ampliada da Articulação do Semiárido na Paraíba (Asa-PB) realizará amanhã, dia 26 e quinta-feira, dia 27, o balanço  de suas ações em 2013 e o planejamento para 2014. 

O encontro acontecerá no Day Camp Hotel Fazenda, no Distrito de Catolé de Boa Vista, na zona rural de Campina Grande e pretende reunir cerca de 50 lideranças de organizações que acompanham a ASA-PB e que têm como principal público agricultores e agricultoras ligados às práticas da Agroecologia e da Agricultura Familiar.

Logo pela manhã desta quarta-feira, 26, a partir das 9h30, acontecerá àapresentação de cada Território (Cariri Oriental e Ocidental, Borborema, Sertão, Seridó e Curimataú), onde serão colocados os Avanços e Desafios que cada um traz para compartilhar com a Rede ASA-PB, tendo em vista as ações frente ao longo período de estiagemA partir das realidades expostas, serão observadas as lições que poderão ser tiradas dessa conjuntura que está sendo vivenciada.

Na parte da tarde (14h), serão organizados Grupos Temáticos (GT’s), de acordo com os temas: Sementes, Água, Criação Animal, Mulheres e Comunicação,cada Rede/GT se reunirá buscando fazer seu plano de formação e ação para 2014.

Já na quinta (27), pela manhã, a partir das 8h30, será feita  uma análise de conjuntura que terá como eixo a   ‘Agroecologia e as Políticas Públicas. Contexto Atual e perspectivas. Política Nacional de Agroecologia e Processo preparatório ao III Encontro Nacional de Agroecologia’. Esse momento terá como assessor o Diretor Executivo da ASPTA do Rio de Janeiro,  Paulo Petersen. Em seguida será realizada uma Roda de diálogo e intervenções tirando orientações para a ação da ASA-PB.  Na parte da tarde, às 14h, acontecerá a apresentação do planejamento das  Redes/GT’s onde serão encaminhadas as orientações para as ações assumidas em Rede. O encontro está programado para encerrar às 16h.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 26.02.2014

HORA ATIVIDADE RESPONSÁVEL
08:00 Chegada, Inscrição e café da manhã Sec Executiva
09:00 Mística de abertura e apresentação  
09:30 Apresentação dos Territórios (tendo em vista os anos de estiagem que passamos)

Que avanços e desafios o território traz para compartilhar com a REDE ASA PB (10m de apresentação)

Roda de diálogo

A partir das realidade dos territórios que atualização, que lição podemos tirar dessa conjuntura que estamos vivenciando.

 
12:30 Almoço  
13:45 Em plenária divisão das redes e grupos temáticos para os locais de discussão .

Orientação: Cada Rede/GT se reunirá buscando fazer seu plano de formação e ação em rede para 2014

 
16:00 Parada para um lanche  
16:15 Retorno dos trabalhos das redes/Gts  
19:00 Jantar  
20:00 Noite cultural  

 

Dia 27.02.14

HORA ATIVIDADE RESPONSÁVEL
07:00 Café da manhã  
08:00 Mística de abertura  
08:30 Análise de Conjuntura: Agroecologia e Políticas Públicas. Contexto Atual e perspectivas.

Politica Nacional de agroecologia e Processo preparatório ao III Encontro Nacional de Agroecologia

 

Roda de dialogo e intervenções tirando orientações para nossa ação em rede.

Paulo Petersen/ ASPTA
12:30 Almoço  
13:45 Apresentação do planejamento das  Rede/GT

Orientação para as ações assumidas em REDE

 
16:00 Encerramento  

 

Simone Benevides

Comunicadora Popular ASA/ Patac

Contatos: (83) 8834 – 5964 / Patac: (83) 3322 4975 / Day Camp: (83) 3339 – 9494.

OBS: Nos dias do encontro estaremos atendendo pelo telefone fixo do Day Camp, em virtude de não termos sinal para celular no local.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo