Política

As Dores da Saúde – Soluções inovadoras em ano de eleição *Por Edison Tizzot

Reclamações de filas de espera e mau atendimento rendem aos políticos, em geral, nota zero, já que respostas eficazes a esses problemas raramente são apresentadas. Os gestores públicos, via de regra, se desculpam informando que estão engessados pelos recursos que têm em mãos. Mas, o bom jogador não é aquele que tem as melhores cartas, mas que sabe jogar com as cartas que têm.

Nesse contexto, os empresários parecem lidar melhor com a falta de dinheiro e outros recursos, já que o Brasil saiu do fundo do poço, de uma inflação de 800%, e vem crescendo, mesmo que timidamente, graças ao empenho solitário e da criatividade dos nossos empreendedores.

Não precisamos sair procurando pelo mundo para encontrar soluções aos nossos problemas crônicos. Aqui mesmo, no Brasil, encontramos produtos e serviços que podem revolucionar a eficiência dos serviços públicos de saúde.A partir de Curitiba, cidade considerada modelo em várias questões, já existe uma grande inovação – As Unidades de Exames Rápidos.

Esse projeto é capaz de fornecer, em menos de 10 minutos, o resultado de exames de sangue e imagem com incrível precisão. Mas, o que é ainda melhor: Com custo dos exames ao preço pago pelo SUS (Sistema Único de Saúde), ou seja, a baixo preço. Mais do que o preço, as Unidades de Exames Rápidos permitem realizar 70% dos exames rotineiramente solicitados pelos médicos, com resultados imediatos. Segundo o Dr. Edison Tizzot, coordenador do projeto, esta metodologia permite iniciar com maior agilidade o tratamento ao doente, com conseqüente diminuição de filas e aumento na capacidade de atendimento, de cada médico, em cerca de 1.000 novos pacientes ao ano.

Outro projeto inovador, chamado de “Cidade Inteligente”, vem mostrando novas formas de executar serviços com muito mais inteligência em prol do cidadão. Proposta singular; que promete melhorar significativamente o processo de toda gestão pública, principalmente na área de saúde. A solução é apresentada pela ADS – Action Digital Solution, que vem, através de gestão de conhecimento em tempo real e aplicada a processos operacionais, tornar as tarefas mais eficientes, fáceis e rápidas de serem executadas, otimizando os recursos públicos e conseqüentemente proporcionando menor custo e mais eficiência para o sistema de saúde.

Um exemplo disso é o atendimento emergencial que, a partir da solicitação e da queixa, o sistema pode disponibilizar informações específicas do paciente, como: histórico relevante para o momento, exames válidos e pertinentes, patologias em tratamento, restrições, apontamento de recursos mais próximos ativos e disponíveis para o atendimento, etc. Esse conjunto de informações se constituirá em um valioso recurso para um atendimento médico rápido e resolutivo.

Estes são apenas alguns exemplos de projetos criativos que, se implantados, podem melhorar a qualidade do atendimento médico e diminuir a temida fila de espera quando se está doente. Em ano de eleição, cuidar das urgências mais lembradas pela população, como a saúde, é mais que um compromisso, é um dever para o país, que necessita de modernização e eficiência no seu atendimento.

*Edison Tizzot é coordenador médico das Unidades de Exames Rápidos e da Nagis Health – Núcleo Avançado de Gerenciamento e Informação em Saúde.



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