CotidianoDestaques

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Ministério parabeniza Romero por tornar referência nacional o “Criança Feliz”

O prefeito Romero Rodrigues recebeu, na quinta-feira, 29, a secretária nacional de Atenção à Primeira Infância, do Ministério da Cidadania, Luciana Siqueira. Durante a reunião, no Gabinete do Prefeito, a executiva do governo federal elogiou Romero por sua gestão ter elevado Campina Grande a um patamar que virou referência nacional o Programa Criança Feliz – que consiste num trabalho de monitoramento e apoio a famílias selecionadas para, a partir da criança, estabelecer uma rede de proteção social ao núcleo .

De acordo com a secretária, as experiências positivas aplicadas em Campina Grande passaram a ser estudadas e replicadas em várias partes do Brasil.

Durante a reunião, que contou com a participação dos secretários Maésio Melo, (Assistência Social), Rodolpho Gaudêncio (Educação) e Filipe Reul (Saúde), Romero destacou que o modelo de sucesso de Campina Grande foi construído a partir de um plano de ação que sempre levou em conta a imprescindível participação das famílias no programa. Não por acaso, o município saiu de um total de mil famílias contempladas para duas mil, num intervalo de tempo relativamente curto.

Para o prefeito, será extremamente importante que o governo federal possa, dentro do modelo de cofinanciamento, viabilizar a inserção de mais mil famílias no Programa Criança Feliz. Nesse sentido, a atual equipe de 66 visitadores seria reforçada com mais 33 profissionais aptos a prestar um trabalho de alto nível, que se destacou inclusive durante a atual pandemia.

Acompanharam a secretária Luciana Siqueira a assessora Cícera Pinheiro e a coordenadora estadual do Programa Primeira Infância no SUAS, Rafaela Sitcovsky. Por parte da Semas, participaram da reunião acompanhando Maésio Melo a diretora  de Proteção Social Básica do Município, Joelma Martins, e a coordenadora municipal de Proteção Social, Maruska Aguiar, além de Camila Abrantes, multiplicadora  de referência de Campina Grande.

Visita

Ainda na tarde da quinta-feira, a secretária e comitiva, acompanhada pela equipe da Semas, visitou o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), no bairro de Três Irmãs. A mesma unidade foi visitada pela primeira-dama Michele Bolsonaro, em 2019, durante agenda em Campina Grande.

Para esta sexta-feira, está programada visita da comitiva do Ministério a famílias contempladas pelo Programa Criança Feliz em bairros de Campina Grande.

Codecom PMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo