Mundo

Brasileiras se unem no esforço de combater abuso sexual e violência contra menores de Luanda

Seis brasileiras do projeto “Garotas Brilhantes” embarcam na próxima segunda-feira (2) para Luanda, capital de Angola, para levarem a 70 meninas de 14 e 17 anos uma experiência de empoderamento e melhoria da autoestima. Durante dez dias, duas educadoras voluntárias, duas psicólogas, uma médica e uma gestora social irão se dedicar a plantar uma semente de incentivo na comunidade que enfrenta situação de alta vulnerabilidade social. “Ao compartilharmos a nossa vivência no Brasil, queremos demonstrar que elas podem realizar algo semelhante”, explica a coordenadora do projeto, Neusa Ferraz.

A ação acontece na escola de profissionalização de mulheres da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – ADRA. Serão realizadas atividades socioeducativas, de acolhimento, orientações de saúde e bem-estar e visitas domiciliares. Para fomentar o empreendedorismo, as brasileiras realizarão palestras, rodas de conversa, dinâmicas e oficinas de artesanato.  Na mala, as profissionais levarão 250 livros para doação e mais de mil peças de vestuário, brinquedos e produtos de higiene pessoal.

O projeto “Garotas Brilhantes” surgiu em 2014, em São José do Rio Preto (SP), com o objetivo de oferecer às adolescentes alternativas para desenvolver suas habilidades, potencialidades e autoestima, o que trouxe resultados positivos em comportamento e para aprendizagem. Em 2017, o projeto foi um dos 96 semifinalistas da 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, realizado pelo Itaú Social e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Para agendar uma entrevista com as responsáveis pelo projeto, favor entrar em contato com a Tamer Comunicação: 

Atendimento:

Elaine Alves – 11 3031-2388 – ramal 237 – 11 97514-0799 (elaine@tamer.com.br)

Paula Ferraz – 11 303-2388 – ramal – 239 (paula@tamer.com.br)

Coordenação:

Ana Claudia Bellintane – 11 3031-2388 – ramal 238 – 11 96909-4407

(anaclaudia@tamer.com.br)



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo