Bráulio Bessa avalia passeio no Ônibus do Forró como uma experiência turística de exaltação à cultura

O poeta e cordelista cearense, Bráulio Bessa, aproveitou o fim de semana de São Pedro em Campina Grande e, nesse domingo, 30, levou seus familiares e amigos para o passeio turístico do Ônibus do Forró. Bráulio destacou que esta é a quinta vez dele n’O Maior São João do Mundo, mas que realizar esse passeio foi uma experiência única, pois proporcionou uma imersão na história local, exaltando à cultura nordestina.

“Eu fico muito grato quando eu tenho a oportunidade de conhecer o lugar e conhecer a cultura. É o quinto São João que venho a Campina Grande e sempre trago uma caravana de Alto Santo para cá, com 16 pessoas, e desta vez eu queria que eles conhecessem a história da cidade, a cultura. Nós já fizemos esse tipo de passeio em  Buenos Aires, em Nova Iorque, mas o de Campina é muito melhor! É nossa cara!”

Ele acrescentou, “a gente se sente realmente parte da história, da poesia. Toda essa parte que mostra a arte do nosso povo eu acho muito necessária de ser mostrada. Você se identifica, se sente representado. Quando você vê o trio de forró pé-de-serra, o poeta declamador que canta embolada, todo esse universo teatral, cênico, que encanta a gente… a gente para pra ver, pra escutar, e principalmente para sentir. É um passeio repleto de muita cultura, de muito ensinamento e de muito sentimento, porque a arte tem esse poder de pegar você pelo sentimento”, detalhou Bráulio Bessa.

O Ônibus do Forró inicia o seu passeio com uma bela vista do Museu de Arte Popular da Paraíba, conhecido como “Museu dos Três Pandeiros” pelo seu design especialmente projetado pelo renomado arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer. O trajeto inclui ainda o Monumento ao Sesquicentenário de Campina Grande, as estátuas de Jackson do Pandeiro e Luís Gonzaga e Os Pioneiros, além de locais muito frequentados pelos campinenses, como o Parque da Criança e a Avenida Manoel Tavares.

Um dos destaques do atrativo é a visita à Vila do Artesão, uma pausa de 20 minutos para os passageiros conhecerem um pouco do trabalho dos artesãos locais e garantirem uma lembrança da festa junina de Campina Grande. Neste domingo, a pausa foi ainda mais especial, com apresentações de uma quadrilha junina na Vila.

Ao final do passeio, Bráulio Bessa ainda ressaltou que vim a Campina Grande é sempre enriquecedor e que gostaria de voltar para casa no Ônibus do Forró:

“Aproveitamos muito e saímos com uma bagagem histórica e cultural que eu acho necessária para todo ser humano. Toda vez que a gente vem aqui, a gente se reabastece de cultura. Se tivesse como esse Ônibus ir deixar a gente lá em Alto Santo, que são oito horas de viagem, seria muito melhor!”

Todo o passeio do Ônibus do Forró é animado com muito forró pé-de-serra, repente e declamações de cordel, contando a história da cidade através dos pontos turísticos visitados.

O atrativo circula no São João de Campina Grande desde o ano de 2016. Para embarcar no Ônibus do Forró, o ingresso custa R$ 110,00 por pessoa, mas está com preço promocional de R$ 55,00. Clientes VISA ainda têm 10% de desconto.

 Codecom PMCG

 
Comments are closed.