DestaquesPolítica

Câmara de Vereadores debate sobre retomada da economia após o período de pandemia

A Câmara Municipal de Campina Grande realizou, na manhã desta quarta-feira (10), mais uma sessão ordinária remota. A primeira parte da sessão foi voltada para uma audiência com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas. Ela apresentou sugestões sobre o plano de reabertura do comércio e retomada do desenvolvimento econômico para a cidade após o período de pandemia. Participaram também vários outros representantes do setor produtivo campinense.

Além de Rosália, participaram também o secretário municipal de Planejamento, Dunga Júnior; o representante da Federação da Indústria do Estado da Paraíba (FIEP), Evanílson Dias; além de Helder Horácio, representando o Sindicato da Indústria e do Imobiliário do Estado da Paraíba (Sinduscon); Carlos Botelho, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); e Divaíldo Júnior, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Campina Grande (SindCampina).

A secretária Rosália Lucas ela fez um balanço de todas as ações da PMCG, que vão desde à distribuição de EPI’s, até a adequação hospitalar para receber os pacientes. As ações fazem parte do “Plano de Convivência e Retomada das Atividades”, que envolve não apenas as ações futuras para reabertura do comércio e retomada da economia, mas também as ações já aplicadas pela administração municipal desde o início da pandemia.

De acordo com a secretária, a reabertura do comércio e retomada da economia é uma necessidade urgente e a Prefeitura pretende adequar o setor e o sistema de saúde com esse objetivo. Para isso, Rosália apresentou um protocolo geral baseado em três pilares: “Higiene”, “Distanciamento social” e “Monitoramento e Informações”. Cada um desse pilar apresentou um amplo conjunto de ações e adequações voltadas para o comércio, comerciantes e consumidor.

O objetivo é reabrir o comércio de forma segura, garantindo o retorno das atividades econômicas, mas garantindo a segurança da população e dos profissionais do comércio em geral, de modo a evitar um aumento substancial no número de novos casos positivos de Covid-19. As ações para reabertura do comércio serão alinhadas diretamente com as ações da saúde municipal.

A data de reabertura gradativa do comércio foi posta em discussão também, uma vez que ainda não houve um achatamento da curva ou redução de números de novos casos de Covid-19 na cidade. Dessa forma, ainda não tem uma data definida para isto, mas há um entendimento do poder público que deve ser em breve. Foram discutidas também questões sobre a adequação do mercado informal, trânsito, filas, continuidade na distribuição de EPI’s, linhas de crédito para empresas e microempreendedores, reabertura de igrejas, escolas, entre outras.

A sessão teve a presidência dividida pela presidente Ivonete Ludgério (PSD) e pelo vice-presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos). Participaram 21 vereadores. Toda a sessão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Web. O vídeo é disponibilizado no canal da Câmara de Campina Grande no YouTube, na íntegra, para futuras consultas.

Dirp/CMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo