Câmara de Vereadores realiza audiência pública sobre Direitos dos Animais

A Câmara Municipal de Campina Grande realizou, na manhã desta terça-feira (8), uma audiência pública com o objetivo de debater a conscientização dos direitos dos animais. A audiência partiu de uma propositura do vereador Olímpio Oliveira (MDB). Preservar os animais e o meio ambiente é fundamental para todos. Cada dia a população tem compreendido a importância de cuidar de nosso planeta e de quem aqui habita, e foi nesse contexto que girou o debate entre os vereadores e convidados.

Abrindo a audiência, o vereador Olimpo Oliveira comentou que Campina Grande tem sido pioneira no Nordeste na causa animal e lembrou que a Rainha da Borborema foi a primeira cidade nordestina a abolir a eutanásia de animais sadios, mas que ainda se tem muito a fazer. “Espero o dia em que cuidar de animais não seja um favor. E que essa causa tenha a mesma efetividade como qualquer outra medida pública”, comentou.

Além do debate acerca do maus tratos de animais, o professor de direito e coordenador do Núcleo de Extensão em Justiça Animal (NEJA-UFPB), Francisco Garcia, trouxe para o debate o meio ambiente e a necessidade da educação ambiental, mostrando o descaso humano com tragédias como: Mariana, Brumadinho e as queimadas da Amazônia. “Nós precisamos entender que o planeta não é feito só para o homem, mas para toda manifestação de vida”, disse o professor.

Na última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde, estima que no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, entre cães e gatos. De acordo com os mais de 16 debatedores da audiência pública, cuidar dos animais além de ser um ato de amor, é uma questão de saúde pública, pois a população animal que estar nas ruas pode transmitir doenças como: cinomose, a parvovirose, sarna, entre outros.

Para participar do debate, apresentar propostas e soluções de conscientização para a causa animal e do meio ambiente estiveram presentes, além dos vereadores, representantes da Polícia Ambiental e Sudema, do Centro de Zoonoses, do Fórum Municipal de Proteção e Bem Estar Animal, Insa e protetores da causa animal.

Dirp/CMCG

 
Comments are closed.