Política

Câmara Municipal presta homenagem a coordenadora de programa ambiental da Prefeitura

A Câmara Municipal de Campina Grande entrega nesta sexta-feira (19), às 19h, no Plenário da Câmara a Medalha de Honra ao Mérito Municipal à engenheira civil Denise de Sena Moreira Alves que ocupa o cargo de coordenadora do Meio Ambiente em Campina Grande.

A propositura é de autoria dos vereadores Antônio Pimentel e Sargento Régis que justificaram a concessão da honraria como um ato de reconhecimento à trajetória vitoriosa na vida pública da engenheira e os importantes serviços prestados a cidade em favor do meio ambiente.

Denise de Sena Moreira Alves nasceu em Campina Grande-Paraíba é uma das filhas do casal José Alves de Sousa e de Francisca de Sena Moreira Alves, ambos de Sousa-PB.  A engenheira Foi casada durante 20 anos com o jornalista Erialdo Pereira.

Estudou todo o ensino fundamental I (antigo curso primário), no Instituto Domingos Sávio, no bairro da Conceição, onde também morou durante 35 anos na Rua São Francisco de Assis.  Após tantos anos, mudou-se para Avenida Marechal Floriano Peixoto, bairro Santo Antônio. Cursou o ensino fundamental II e o ensino médio (antigo 1º e 2º graus) no Colégio Diocesano Pio XI e CPUC, respectivamente. Ingressou na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), hoje Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no curso de Engenharia Civil no ano de 1978 obtendo a sua graduação  aos 21 anos de idade.

Começou a trabalhar na Prefeitura Municipal de Campina Grande, na gestão do prefeito Ronaldo Cunha Lima, em 1983. Exerceu alguns cargos durante sua vida profissional, tendo sido chefe de Divisão de Transportes Públicos da URBEMA, Assessora Técnica da STTP e Superintendente da STTP, onde se destacou com os projetos: Transportes Emergencial, Fiscal comunitário e o Zona Azul, operado por pessoas portadoras de deficiência física, na gestão do prefeito Félix Araújo, em 1994. Foi Presidente da Comissão de Legislação Urbanística do município em 1998.

Na busca por mais conhecimentos e entusiasmada pelas causas ambientais fez a pós-graduação em Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental em 2010, e atualmente, é Coordenadora do Meio Ambiente na SESUMA, sendo criadora do ‘Programa Minha Árvore’, que vem repercutindo com muito destaque na área ambiental da cidade e do país, obtendo reconhecimento através de prêmios e apresentações em congressos nacionais e internacionais.

Na coordenação do Programa Minha Árvore, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SESUMA), Denise tem um destaque importante na contribuição  para o meio ambiente em Campina e o resultado de total empenho ecoam nas ruas e escolas  da cidade, pois somente na gestão do prefeito Romero Rodrigues, da qual  ela faz parte já são mais de  40 mil mudas plantadas.

A meta é chegar a mais de 50 mil mudas plantadas na gestão do prefeito Romero Rodrigues. Com este desempenho, o programa é reconhecido no Brasil e no Exterior, fazendo com que Campina Grande seja contemplada com prêmios por conta desse trabalho e uma significativa melhoria na qualidade de vida da população.

Segundo Denise Sena, desde 2018 Campina Grande foi consagrada como uma das cidades modelos no Brasil na área ambiental com mérito reconhecido pelo cumprimento de metas ambientais através das ações como o Programa Minha Árvore, plano de resíduos sólidos, implantação e funcionamento do Conselho Municipal do Meio Ambiente, licenciamento ambiental prévio, além de outras importantes iniciativas na área ambiental, coordenadas pela engenheira.

Sobre a honraria a receber nesta sexta-feira: “É com muito orgulho e ao mesmo tempo humildade que recebo tão importante reconhecimento pela Câmara após tantos anos de vida pública prestada ao povo de minha Cidade”. Pontuou, Denise de Sena.

Codecom PMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo