DestaquesPolítica

Câmara outorga Título de Cidadão Campinense ao 1º vice-presidente da CDL de Campina

Na manhã desta quarta-feira (17), a Câmara Municipal de Campina Grande realizou uma sessão especial, em formato remoto, para a entrega do Título de Cidadania Campinense ao 1º vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Carlos José da Silva Botelho, uma propositura do vereador Luciano Breno (PP).

A sessão foi presidida pelo vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos), e secretariada por Rubens Nascimento (DEM).

A mesa foi composta pela secretária de Articulação do Estado, Eva Gouveia; o ex-deputado Fernando Barbosa; Antônio Andrade, presidente da Associação Comercial; a secretária Rosália Lucas, de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Ari Santa Cruz, familiar e compadre; Carlos José da Silva Botelho – 1º Vice-presidente da CD; Hardiluzia Botelho – esposa do homenageado; as filhas Stefane e Ingrid, e direto dos Estados Unidos a filha Ramayana e o genro Fernando. O prefeito em exercício Lucas Ribeiro também participou da sessão.

JUSTIFICATIVA

O vereador Luciano Breno (PP) saudou a todos os presentes, em especial, o convidado Carlos José da Silva Botelho, registrando que ‘’teve o privilégio de conhecer um homem que inspira toda a admiração de quem você representa, seu Pai Romeu’’ – disse o vereador.

Luciano Breno falou da naturalidade de Carlos (para os íntimos Queca), nascido em Pernambuco, mas que decidiu construir sua família em Campina Grande e desde então vem contribuindo com o desenvolvimento da cidade. “A homenagem que a cidade presta é o reconhecimento do que Carlos Botelho tem prestado a sociedade, um homem visionário, inteligente, criativo e produtivo’’ – destacou.

Disse também que particularmente se sente privilegiado e agradecido a Deus por ter essa oportunidade de homenageá-lo e reconhecer o quanto através do seu trabalho, Campina Grande tem atraído empresas e investimentos. “Não teria outra justificativa a não ser reconhecer de fato que você é um cidadão campinense’’ – finalizou.

Ari Santa Cruz – Online – Registrou que fica muito feliz por estar presente neste momento, e agradeceu demais por essa homenagem, desejando felicidades a Carlos Botelho.

Antônio Andrade – Presidente da Associação Comercial Campinense – Relembrou que também teve a honra de receber essa homenagem, e que Campina Grande não mede esforços para ser uma segunda mãe. Ressaltou que essa homenagem é justamente pela pessoa que Carlos Botelho é e pelo o que ele trouxe dentro do contexto pessoal e profissional. “Todos nós estamos felizes por um tão merecido prêmio, e merecida homenagem’’ – frisou.

Também disse que se sente feliz por ser amigo, parceiro e por ele estar enfrentando o dia-a-dia com trabalho, honestidade, pensando na Campina Grande e pensando no grande.

Campina Grande é essa cidade que nos faz sentir, respirar, aquilo que precisamos ter para que possa dar a ela, o tanto que ela já nos deu’’ – disse.

Por fim, parabenizou Carlos Botelho e falou sobre o trabalho desenvolvido na cidade, citando o REFIS estadual, a pauta da duplicação da BR 230, o Centro Histórico de Campina Grande e o Centro Comercial, que desenvolve trabalhos pelos empresários e pelos trabalhadores da cidade.

Eva Gouveia, Secretária de Estado, parabenizou o vereador Luciano Breno pela propositura, registrando a importância do título, dizendo que também não é de Campina Grande e que também irá receber o título e será cidadã campinense. Ressaltou os anos de investimentos na cidade, que Carlos fez para a cidade crescer e que se sente muito feliz porque sabe que é um título que vai engrandecer Campina Grande.

O Vereador Anderson Almeida (PODE) – Parabenizou a propositura do vereador Luciano Breno, registrando a honra de Campina Grande de tê-lo como cidadão campinense. Disse que não há nada mais justo dos representantes da Casa entregarem esse título para um cidadão que vem contribuindo com o desenvolvimento da cidade. Também agradeceu a participação de Carlos Botelho, em Brasília, onde estão unindo forças para alcançar a duplicação da BR 230. “Tenha certeza que será lembrado historicamente, porque você teve e está tendo um papel preponderante em todo esse processo’’ – disse ao senhor Carlos.

Ramayana e Fernando Barbosa – (filha e genro) – A filha registrou a vontade de estar presente neste momento tão importante e falou do seu orgulho de ter o seu pai desenvolvendo muitos trabalhos em Campina Grande.

O genro Fernando, disse que considera Carlos como um irmão mais velho, que o lugar de nascimento é muito importante, mas que o lugar que se escolhe para viver e criar raízes é ainda mais, porque é o lugar que você quer ficar. Ressaltou também que vê todo o engajamento que ele tem no pleno desenvolvimento da cidade. E que ele escolheu Campina Grande para o nascimento do seu filho.

O vereador Rubens Nascimento (DEM), relembrou que os fundadores da cidade, muitos ditos forasteiros, entraram na letra do hino da cidade como “leais forasteiros’’. Disse que a história construída no presente desses personagens ficou para a eternidade, e lá na frente, ficarão os nobres amigos: Andrade, Anchieta Bernardino, Rômulo Gouveia, e agora Carlos Botelho, como um grande leal forasteiro que agora entra no hall de pessoas ‘’naturalizadas’’ por reconhecimento.

O vereador Olímpio Oliveira (PSL), parabenizou a propositura em homenagem ao Carlos Botelho, ressaltando a importância de receber essa homenagem neste momento tão difícil que o País enfrenta, pelo papel que Carlos Botelho desempenha enquanto liderança empresarial.

Relembrou que Campina Grande tem uma história de empreendedorismo, cresceu nessa arte de vender e comprar, e que continua fiel às suas raízes. “Fico feliz de saudar e recebê-lo como irmão campinense’’ – disse o vereador.

Relembrou que um dia também recebeu a alta comenda do município de Campina Grande e parabenizou a todos que fazem Campina, ser Grande.

O vereador Antônio Alves Pimentel (PSD), saudou o homenageado, e disse que Campina é grande pelo comprometimento individual e esforço conjunto de pessoas dessa cidade e das que são acolhidas. “Isso é o que faz uma sociedade funcionar e crescer’’ – frisou.

Disse que é o sentido dessa honraria, reconhecer homens e mulheres que ajudaram e ajudam a rainha da Borborema no seu crescimento. “O senhor Carlos Botelho se encaixa perfeitamente nessa honraria e é mais do que merecedor deste reconhecimento, porque são pessoas como ele que engrandecem a cidade, que ajudam a economia, que faz ela crescer e faz jus ao nome que ela tem”, registrou.

A vereadora Fabiana Gomes (PSD) – Registrou a história positiva de Carlos, que conheceu a sua esposa e pode construir na cidade de Campina Grande a sua família. “Campina recebe de braços abertos assim como você acolheu e recebeu Campina como mãe’’ – disse. Parabenizou Carlos como homem, pai, esposo e como empresário, podendo trazer sempre suas ideias com muito movimento para a economia da cidade.

Carol Gomes (PROS), disse que é muito salutar receber Carlos como cidadão campinense, que nesse momento se precisa desenvolver a economia mais do que nunca, e que ele tem esse papel fundamental nesse desenvolvimento. Parabenizou e agradeceu o homenageado por fazer Campina Grande cada vez melhor e cada vez maior através de todo o desenvolvimento e da realização do trabalho de Carlos.

Carlos Botelho – Homenageado – Agradeceu a todos os presentes no dia de hoje, trouxe um pouco da sua história para a Tribuna, relembrando que perdeu o seu pai aos 20 anos, e que construiu com muita independência a sua história. Citou a importância de ter conhecido a sua esposa e da construção da sua família. Também mencionou o seu trabalho desenvolvendo uma cidade que o abraçou, que deu sua família, filhas e amigos.

Registrou o momento do enfrentamento a pandemia onde ele disse que, “eu não tinha nada a recuar, mas sim a salvar’’ – frisou. Disse que muitos comerciantes não sobreviveram, mas que todos deram as mãos para juntos enfrentar o momento difícil. Citou também a importância do comércio para a cidade, uma vez que Campina não é pólo industrial, nem de minério e que vive do pequeno, do micro, e que foi preciso ‘levar fôlego e respiradores’ para estes comerciantes.

Também mencionou a Associação Comercial, o município, a secretária Rosália Lucas, a CDL, que todos se uniram para permitir a sustentação de Campina Grande nesta fase tão difícil.

Além disso, registrou que fizeram doação de respiradores para os hospitais, assim como idealizaram campanhas para os comércios, com o intuito de construir e mostrar uma cidade segura.

Falou também sobre a valorização da Câmara e de todos os vereadores que estão fazendo a Casa Legislativa. Parabenizou também o presidente Marinaldo Cardoso por ser destemido, e destacou o quanto o admira. Registrou por fim, a importância de reconhecer a todos que se comprometeram no evento da FIEP, em relação à pauta da ampliação da BR 230 e que esse pleito e muitos que virão, será fortalecido por ele.

O vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos), disse que se antes o senhor Carlos Botelho já tinha motivos o suficiente para receber o título, após a ida até Brasília juntamente com ele, o vereador observou a cada momento o olhar de cada um, e que o olhar de Carlos Botelho era de alegria e felicidade por ter conquistado mais avanços. “Nós da Câmara Municipal nos sentimos orgulhosos e felizes quando homenageamos e concedemos títulos de cidadão a quem tem trabalho prestado por essa cidade’’ – registrou.

O vereador Luciano Breno (PP) encerrou a sessão entregando também uma Moção de Aplausos a Carlos Botelho e agradecendo a todos pelo presente e registrou que é muito criterioso na entrega de título de cidadão campinense, e que se sente orgulhoso porque tem a consciência tranquila de que fez a propositura correta e mais que merecida.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

Foto: Josinaldo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo